Jundiaí participa com plantio da ‘Hora Verde’ neste domingo (20)

Publicada em 17/09/2015 às 12:37

Um plantio de árvores nativas na área do antigo Sítio Santana, recentemente incorporado ao patrimônio público como parte da Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi (Rebio), vai marcar neste domingo (20) a participação de Jundiaí no evento “Hora Verde”, que conta com a adesão de mais de 60 municípios paulistas. A iniciativa local é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Marcada para o horário de 10h30, vai estar aberta aos interessados na altura do número 5.753 da avenida Brasil Tamega (antiga Estrada do Mirante), bem perto da base ecológica, com acesso pela região da Malota. Mas os moradores da cidade também podem criar suas próprias iniciativas.

LEIA TAMBÉM
Conselho da Serra do Japi inicia nova fase
Plano Diretor abre inscrições prévias para o 2º Fórum
Arte no ‘Escadão’ valoriza paisagem urbana do graffiti
Urbanismo Caminhável prepara novo ‘parklet’ no Centro

 O reflorestamento continua sendo vital na Serra do Japi e seu entorno

O reflorestamento continua sendo vital na Serra do Japi e seu entorno

A proposta, que celebra o Dia da Árvore, foi criada pelo Sistema Ambiental Paulista (que reúne órgãos estaduais como secretarias, fundações e institutos) e inspirou-se no evento anual da Hora do Planeta.

De acordo com o diretor de meio ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, a área do Sítio Santana com mais de 137 mil metros quadrados passa a integrar o domínio público na reserva municipal que ocupa a parte mais alta da Serra do Japi, com 20,7 milhões de metros quadrados, dentro da área tombada em 1983 nos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus que soma 200 milhões de metros quadrados de conservação da mata atlântica.

A iniciativa Hora Verde estimula o plantio por entidades e pessoas no Dia da Árvore

A iniciativa Hora Verde estimula o plantio por entidades e pessoas no Dia da Árvore

A celebração estadual homenageia o trabalho do sueco Alberto Löfgren, primeiro diretor do Instituto Florestal, e a realização da primeira Festa das Árvores do Brasil, realizada pelo engenheiro João Pedro Cardoso na cidade de Araras em 1902.

Em Jundiaí, essa referência para a cobertura vegetal pensada no Estado de São Paulo tem o componente especial do pioneirismo da cidade que a partir da década de 1950 ampliou sua consciência ambiental até chegar às mobilizações que conseguiram proteger a Serra do Japi (que em Jundiaí ocupa mais de 25% do território do município).

Outras entidades e associações da comunidade também podem aderir à Hora Verde. Basta reunir um grupo voluntário de pessoas e definir plantios na mesma data nos mais diversos espaços como áreas urbanas (ruas, praças, quintais, parques), matas ciliares, áreas rurais, unidades de conservação e quaisquer outras áreas onde o ato do plantio permita a reflexão sobre o papel da árvore para a biodiversidade, a água, o controle de erosão, o conforto térmico, a prevenção de doenças e outras contribuições relevantes para o bem-estar humano. A iniciativa deve ser informada para o email horaverde@sp.gov.br.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/17/jundiai-participa-com-plantio-da-hora-verde-neste-domingo-20/