Inverno termina com baixa umidade e alerta da Defesa Civil

Publicada em 22/09/2015 às 18:02

No último dia do inverno brasileiro, a Defesa Civil de Jundiaí voltou a decretar estado de alerta por conta da baixa umidade relativa do ar, que atingiu 18% por volta das 15h desta terça-feira (22). Na segunda-feira, o índice chegou a 15%.

O assessor municipal da Defesa Civil, Fernando Salvia Mazzei, diz que o período é típico para este tipo de ocorrências e explica que a variação do nível oscila no decorrer das horas.

Fernando Mazzei nos computadores da Defesa Civil: atenção com as constantes do clima

Fernando Mazzei nos computadores da Defesa Civil: atenção com as constantes do clima

“A umidade do ar é a capacidade da atmosfera em absorver água em forma de vapor”, ensina. De acordo com Mazzei, a região está sob uma massa de ar quente, que bloqueia a entrada da massa polar originada por frentes frias, que na segunda-feira estavam nos limites de Uruguai e Brasil.

A baixa umidade e a sensação de calor devem continuar nas próximas horas. Previsão de chuva só para o fim de semana. A primavera entra às 5h20 desta quarta-feira (23) em um dia que será bem parecido ao desta terça-feira, com umidade dentro do índice de alerta e termômetros nas casas de 32 a 34 graus.

Mais uma vez, a Defesa Civil recomenda evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre até as 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico nos olhos e nariz, além de procurar umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e ainda permanecer em locais protegidos do sol. As pessoas devem consumir muita água.

Ivan Lopes
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/22/inverno-termina-com-baixa-umidade-e-alerta-da-defesa-civil/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original