Comunicação digital de Jundiaí é a 1ª entre 46 prefeituras

Publicada em 23/09/2015 às 17:50

Jundiaí aparece em primeiro lugar na Pesquisa Social Cities São Paulo – Interior da Medialogue Digital, que avaliou como 46 prefeituras paulistas utilizam recursos básicos de comunicação digital para ouvir os cidadãos, informá-los e dialogar com eles. O estudo considerou uso de redes sociais, funcionamento da ouvidoria, qualidade das informações e audiência dos canais oficiais. A notícia foi publicada no portal Veja.com, na coluna Cidades sem fronteiras, da jornalista Mariana Barros.

Site e página do Facebook da Prefeitura chamaram a atenção

Site e página do Facebook da Prefeitura chamaram a atenção

Para compor o ranking geral, quatro variáveis foram analisadas: presença nas redes, funcionamento das ouvidorias, informações veiculadas e audiência. Cinco cidades se destacaram no ranking final das que melhor se comunicam na internet: Jundiaí, Mauá, Praia Grande, Ribeirão Preto e Santos.

Para o secretário de Comunicação Social, André Barros, a pesquisa mostra que a Prefeitura de Jundiaí está no rumo certo. “Ao lado das mídias tradicionais, que são os jornais, rádios e TVs, temos insistido nas novas tecnologias. A Prefeitura tem feito um esforço para traduzir neste universo o trabalho que vem sendo realizado. Todos os assuntos relevantes e atualizações marcam presença nas mídias sociais, no site oficial e email-marketing. Estamos construindo uma boa densidade de comunicação digital, que é um desafio nesta área.”

Segundo André, o principal desafio é ganhar a atenção de quem navega, já que há muita dispersão na rede. “Competir com os estímulos no meio digital é a maior dificuldade, mas a equipe de comunicação, com o apoio da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), tem correspondido com muita competência.”

Prova disso, é o aumento dos acessos registrados nos últimos dois anos no site da Prefeitura. Em 2015, já foram registradas mais de 2 milhões de visitas que geraram mais de 6 milhões de páginas visualizadas. Ante o mesmo período de 2014, foram mais de 3 milhões e 800 mil visualizações de página. Um aumento de 37% no montante de páginas visualizadas. Outro ponto interessante são os países que acessam o conteúdo. Depois do Brasil, aparecem acessos da Índia, Israel, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Angola e Kenya.

As redes sociais também ganharam fôlego. O número de ‘curtidas’ do Facebook saltou de 6340 em 1º de janeiro de 2013 para 55202 em 22 de setembro de 2015. No mesmo período, o Twitter subiu de 2234 para 5415, e o Instagram de 14 para 1585 ‘curtidas’.

O secretário de Comunicação diz que o trabalho de comunicação digital reflete a gestão Pedro Bigardi, marcada pelo diálogo e transparência. “A comunicação segue o perfil do prefeito Pedro Bigardi, que também está permanentemente conectado e presente nas redes sociais”, completa.

Secretário André Barros Leite, responsável pela transformação na Comunicação da Prefeitura

Secretário André Barros Leite, responsável pela transformação na Comunicação da Prefeitura

Serviços
Mais que um portal de notícias, o site da Prefeitura de Jundiaí oferece uma gama de serviços a fim de facilitar a vida da população, como horários de ônibus, cadastro para o Bilhete Único, Delegacia Eletrônica para registro de boletim de ocorrência na web, cadastro de habitação, segunda via de tributos, recorrer a multas de trânsito, entre vários outros. Recentemente, foi disponibilizada a inscrição para as creches municipais online.

Aportados no site oficial, estão as páginas de Cultura, Turismo, Plano Diretor e de grandes eventos como Festa da Uva e Feira da Amizade, onde o público encontra informações específicas das respectivas áreas. “O site da Prefeitura está em constante reformulação para melhor atender as necessidades dos usuários, para isso contamos com a retaguarda da Cijun”, acrescenta André.

Sobre a pesquisa
A Pesquisa Social Cities São Paulo – Interior faz parte de uma série de mais de 30 estudos publicados desde 2011 pela Medialogue Digital abordando as relações entre política, governo, sociedade e comunicação digital. Foram analisadas 46 cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes ou PIB maior de 4 bilhões de reais segundo o IBGE, excluindo a capital São Paulo.

Essa pesquisa foi inspirada no levantamento “Civic Engagement and Local E-Government: Social Networking Comes of Age”, produzido pela Universidade de Illinois em Chicago que, em 2009 e 2011, avaliou os sites de governos locais e como as suas funcionalidades contribuíam para criar relacionamentos com a população em 75 cidades americanas.

Veja Mais

Viviane Rodrigues
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/23/comunicacao-digital-de-jundiai-e-a-1a-entre-46-prefeituras-de-sp-2/

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