Comunicação digital de Jundiaí é a 1ª entre 46 prefeituras
Publicada em 23/09/2015 às 17:50Jundiaí aparece em primeiro lugar na Pesquisa Social Cities São Paulo – Interior da Medialogue Digital, que avaliou como 46 prefeituras paulistas utilizam recursos básicos de comunicação digital para ouvir os cidadãos, informá-los e dialogar com eles. O estudo considerou uso de redes sociais, funcionamento da ouvidoria, qualidade das informações e audiência dos canais oficiais. A notícia foi publicada no portal Veja.com, na coluna Cidades sem fronteiras, da jornalista Mariana Barros.
Para compor o ranking geral, quatro variáveis foram analisadas: presença nas redes, funcionamento das ouvidorias, informações veiculadas e audiência. Cinco cidades se destacaram no ranking final das que melhor se comunicam na internet: Jundiaí, Mauá, Praia Grande, Ribeirão Preto e Santos.
Para o secretário de Comunicação Social, André Barros, a pesquisa mostra que a Prefeitura de Jundiaí está no rumo certo. “Ao lado das mídias tradicionais, que são os jornais, rádios e TVs, temos insistido nas novas tecnologias. A Prefeitura tem feito um esforço para traduzir neste universo o trabalho que vem sendo realizado. Todos os assuntos relevantes e atualizações marcam presença nas mídias sociais, no site oficial e email-marketing. Estamos construindo uma boa densidade de comunicação digital, que é um desafio nesta área.”
Segundo André, o principal desafio é ganhar a atenção de quem navega, já que há muita dispersão na rede. “Competir com os estímulos no meio digital é a maior dificuldade, mas a equipe de comunicação, com o apoio da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), tem correspondido com muita competência.”
Prova disso, é o aumento dos acessos registrados nos últimos dois anos no site da Prefeitura. Em 2015, já foram registradas mais de 2 milhões de visitas que geraram mais de 6 milhões de páginas visualizadas. Ante o mesmo período de 2014, foram mais de 3 milhões e 800 mil visualizações de página. Um aumento de 37% no montante de páginas visualizadas. Outro ponto interessante são os países que acessam o conteúdo. Depois do Brasil, aparecem acessos da Índia, Israel, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Angola e Kenya.
As redes sociais também ganharam fôlego. O número de ‘curtidas’ do Facebook saltou de 6340 em 1º de janeiro de 2013 para 55202 em 22 de setembro de 2015. No mesmo período, o Twitter subiu de 2234 para 5415, e o Instagram de 14 para 1585 ‘curtidas’.
O secretário de Comunicação diz que o trabalho de comunicação digital reflete a gestão Pedro Bigardi, marcada pelo diálogo e transparência. “A comunicação segue o perfil do prefeito Pedro Bigardi, que também está permanentemente conectado e presente nas redes sociais”, completa.
Serviços
Mais que um portal de notícias, o site da Prefeitura de Jundiaí oferece uma gama de serviços a fim de facilitar a vida da população, como horários de ônibus, cadastro para o Bilhete Único, Delegacia Eletrônica para registro de boletim de ocorrência na web, cadastro de habitação, segunda via de tributos, recorrer a multas de trânsito, entre vários outros. Recentemente, foi disponibilizada a inscrição para as creches municipais online.
Aportados no site oficial, estão as páginas de Cultura, Turismo, Plano Diretor e de grandes eventos como Festa da Uva e Feira da Amizade, onde o público encontra informações específicas das respectivas áreas. “O site da Prefeitura está em constante reformulação para melhor atender as necessidades dos usuários, para isso contamos com a retaguarda da Cijun”, acrescenta André.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Social Cities São Paulo – Interior faz parte de uma série de mais de 30 estudos publicados desde 2011 pela Medialogue Digital abordando as relações entre política, governo, sociedade e comunicação digital. Foram analisadas 46 cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes ou PIB maior de 4 bilhões de reais segundo o IBGE, excluindo a capital São Paulo.
Essa pesquisa foi inspirada no levantamento “Civic Engagement and Local E-Government: Social Networking Comes of Age”, produzido pela Universidade de Illinois em Chicago que, em 2009 e 2011, avaliou os sites de governos locais e como as suas funcionalidades contribuíam para criar relacionamentos com a população em 75 cidades americanas.
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Viviane Rodrigues
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