Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar e raios UV elevados

Publicada em 23/09/2015 às 16:34

As primeiras horas da Primavera em Jundiaí foram de muito sol, calor, baixa umidade relativa do ar e o índice UV (Raio Ultravioleta) no nível 8 de uma escala que vai até 10, considerado pela Defesa Civil como muito alto.

A umidade relativa ao ar chegou a 18% por volta das 14h29, o que fez a Defesa Civil manter o estado de alerta, que vai de 12% a 20%. Os termômetros chegaram a 33,3C°, sem ameaçar o recorde registrado no sábado (19), que atingiu a casa dos 36C°.

LEIA MAIS SOBRE A DEFESA CIVIL

Se a umidade baixa requer cuidados especiais com saúde, como evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações e usar soro fisiológico nos olhos e no nariz, a incidência dos raios UV na condição de muito alta traz preocupação.

“Recebemos o alerta da Defesa Civil do Estado e precisamos compartilhar a informação para que a população se proteja contra o sol pelo bem da saúde”, comenta a assessora municipal Juliana Salvia Mazzei Segala.

É aconselhável evitar exposição ao sol, se manter na sombra, usar roupas leves e chapéu ou bonés para proteger a cabeça e uso de protetor. O fator depende de acordo com cada tipo de pele. Não se deve esquecer de reaplica-lo ao longo do dia.

Protetor solar é recomendado mesmo para quem for pegar uma piscina

Protetor solar é recomendado mesmo para quem for pegar uma piscina

Nada de chuva
A Defesa Civil chegou a acompanhar a movimentação de uma frente fria que tentava aproximação pelo Sul do País, mas a massa se dissipou. A previsão é que a chuva, mesmo de baixa intensidade, chegasse no sábado (26). Esta possibilidade não existe mais.

Jundiaí está envolvida por um forte sistema de pressão atmosférica, fenômeno que impede a formação de nuvens ao bloquear a aproximação do ar polar. Sob a influência do El Niño, a Primavera promete ser de temperatura elevada e tempestades tropicais, com trovoadas e rajadas fortes de vento.

Ivan Lopes
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/23/defesa-civil-alerta-sobre-baixa-umidade-do-ar-e-raios-uv-elevados/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original