Campanha ‘Outubro Rosa’ começa nesta quinta-feira (1)

Publicada em 29/09/2015 às 12:36

A campanha de prevenção do câncer de mama “Outubro Rosa” começa nesta quinta-feira, 1º de outubro, com cerimônia solene no Paço Municipal, às 9h30. E, neste ano, mais uma vez alguns prédios públicos, como o próprio Paço, o Fundo Social de Solidariedade e o Teatro Polytheama, ganham iluminação rosa para chamar a atenção da população para a campanha.

LEIA TAMBÉM
Zoonoses atende em novo endereço a partir de segunda-feira (28)
Faculdade de Medicina oferece curso gratuito de cuidado paliativo

Caminhada no Parque da Cidade será no dia 25

Caminhada no Parque da Cidade será no dia 25

A programação contará ainda com a 3ª Caminhada Rosa com Zumba, no dia 25 de outubro, a partir das 8h30, no Parque da Cidade. Além disso, as unidades de saúde nos bairros participam da campanha e estão programando diversas ações durante o mês.

Os números mostram o impacto positivo da campanha. Em 2012, em outubro, foram agendadas 1.985 mamografias. Em 2013, esse número saltou para 3.250. E, no ano passado, foram 3.485 solicitações no mês. “A prevenção e detecção precoce do câncer de mama, através do exame de mamografia, é uma prática simples que salva milhares de vidas”, lembra o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

O secretário destaca ainda que, no “Outubro Rosa”, o objetivo é realizar ações buscando sensibilizar as mulheres para a prevenção. “Desta forma, nossos serviços de saúde estão empenhados na realização dos exames de mamografia, que em Jundiaí são ofertados cotidianamente.”

Atualmente, em Jundiaí, não há fila de espera para realização do exame de mamografia. São disponibilizados mensalmente cerca de 2.500 exames pelo Sistema Único de Saúde, mas a média de agendamento é de 2 mil/mês.

Prédios públicos ganham colorido especial a partir do dia 1º de outubro

Prédios públicos ganham colorido especial a partir do dia 1º de outubro

O reforço ao trabalho com a saúde da mulher é orientação do prefeito Pedro Bigardi, que ampliou a campanha a partir de 2013. “O grande mérito do Outubro Rosa é chamar a atenção para a prevenção, a principal aliada da luta contra o câncer de mama. E a campanha tem uma grande adesão da população. As pessoas vestem uma peça rosa, usam o lacinho, enfeitam os locais de rosa. É muito gratificante”, frisa o prefeito.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, dedicando todo o mês de outubro ao tema. O foco é conscientizar as mulheres sobre a importância de conhecer os fatores de risco e os sintomas mais frequentes da doença e de realizar a mamografia (indicada para mulheres com mais de 40 anos ou por indicação médica).

Em 2012, foram diagnosticados 47 casos. Em 2013, foram 55, e em 2014, 106 novos casos da doença. Este ano, até setembro, foram registrados 84 diagnósticos.

Niza Souza
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/29/outubro-rosa-comeca-nesta-quinta-feira-1/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original