Prefeito participa da comemoração de 120 anos do Clube 28

Publicada em 29/09/2015 às 12:28

O prefeito Pedro Bigardi participou, na noite desta segunda-feira (28), da sessão solene em comemoração aos 120 anos do Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense “28 de Setembro”, que contou com a participação da diretoria, associados e apresentação do Coral Afro do clube.

O prefeito destacou o papel histórico e cultural da entidade, considerada patrimônio não só de Jundiaí, mas do Brasil. “São 120 anos de história, e isso tem um significado muito especial. O Clube 28 não é um simples prédio, representa a cultura negra, um templo onde a história foi vivida e ainda será escrita.”

LEIA TAMBÉM
Prefeito e primeira-dama prestigiam Feira da Amizade
No Polytheama, Prefeitura de Jundiaí abre 2ª Semana da Diversidade Sexual

Prefeito destacou o papel histórico e cultural do Clube 28 para a cidade

Prefeito destacou o papel histórico e cultural do Clube 28 para a cidade

Bigardi citou os avanços no debate da questão racial em seu governo, com a criação da Coodenadoria Especial de Políticas Pública para Promoção da Igualdade Racial (Cepppir). “Estamos avançando na discussão da igualdade racial. Neste governo criamos a Cepppir com o intuito de debater a questão e construir políticas públicas para área.”

Comemoração reuniu diretores e associados do Clube

Comemoração reuniu diretores e associados do Clube

O chefe do Executivo também destacou a importância da iniciativa do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) de transformar o Clube 28 em patrimônio imaterial. “É uma grande conquista pela história vitoriosa e pelo que representa.”

Para o diretor do Clube 28, Eginaldo Honório, o Clube 28 representa 120 anos de luta, resistência e força. “Em 1895, um grupo de recém-libertos fundou este clube e construiu uma história de luta e resistência que permanece até hoje. Para nós, é motivo de festa comemorar e compartilhar esta data tão importante, que possa se repetir por muito tempo.”

Fundado por negros jundiaienses, o Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense “28 de Setembro” é reconhecido como o mais antigo Clube Social Negro do Estado de São Paulo em funcionamento.

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/29/prefeito-participa-da-comemoracao-de-120-anos-do-clube-28/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original