Defesa Civil dá dicas de como se prevenir contra raios

Publicada em 06/10/2015 às 15:10

Com a aproximação da temporada de chuva, a Defesa Civil de Jundiaí utiliza a tática preventiva para conscientizar a população dos riscos que representam as tempestades. O órgão já distribui nova cartilha com dicas para evitar incidentes, principalmente em caso de queda de raios.

LEIA MAIS
Jundiaí está entre melhores no turismo do Estado

Tempestades de Verão oferecem riscos e requerem cuidados especiais

Tempestades de Verão oferecem riscos e requerem cuidados especiais

A última atualização feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, por meio do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), coloca Jundiaí na 182º posição entre os 645 municípios do Estado de São Paulo em incidência de queda de raios.

Em nível nacional, Jundiaí está em 1.333 lugar entre 5.570 cidades. A medida apresentada pelo estudo mostra que a área geográfica do município recebe 8.89 raios por quilômetro quadrado a cada ano. O primeiro lugar paulista é de Itaquaquecetuba (13.13) e, no País, a campeã em incidência de raios é Porto Real, no Rio de Janeiro, com 19.66km²/ano.

De acordo com o Inpe, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, primeiro colocado disparado em incidência do fenômeno. São 130 mortes, pelo menos 200 feridos por ano, além de prejuízos da ordem de um bilhão de reais no País.

O assessor da Defesa Civil, Fernando Salvia Mazzei, diz que o trabalho preventivo é essencial para deixar a população ciente dos cuidados que deve tomar em casos de chuvas severas e com descarga elétrica eminente.

“Por falta de informação, uma pessoa pode tomar uma decisão equivocada ou se abrigar em lugar inadequado. É uma obrigação da Defesa Civil conscientizar a sociedade sobre os riscos provocados por raios e também enchentes”, explica.

Segundo Mazzei, a Defesa Civil de Jundiaí vai intensificar campanha preventiva a partir do início da Operação Verão. A data será definida pelo governo do Estado, mas tudo indica que começa no mês que vem.

A cartilha preventiva da Defesa Civil tem sete dicas de como se proteger em casos de raios. Durante as tempestades fique em casa, caso esteja em um veículo, não saia. Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas.

Evite locais abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, entre outros. Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos. Se estiver no mar, rio, lago, piscina, saia imediatamente.

Afasta-se de objetos metálicos grandes e expostos, como escadas e tratores; permaneça longe de portas e janelas. Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar.

Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques e caixas d’água. Não permaneça dentro da água durante a chuva.

Para as donas de casa, uma das principais dicas é não colocar ou retirar roupas de estendedores (varais) de arame. Crianças e adultos não devem andar de bicicleta de soltar pipas durante a tempestade. Jamais deite no chão.

Ivan Lopes
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/06/defesa-civil-da-dicas-de-como-se-prevenir-contra-raios/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original