Festa da Uva 2016 terá novidades e inovações

Publicada em 14/10/2015 às 17:52

O maior evento turístico e cultural da cidade, a Festa da Uva de Jundiaí está preparando um bom número de novidades para sua 33ª edição, que ocorre entre 14 e 31 de janeiro de 2016. Em sua nova fase de retomada de formato comunitário (que saltou de 71 mil visitantes em 2013 para 153 mil visitantes em 2015), a festa tem entre as características a valorização da cultura local, tanto nos artistas como na gastronomia trazida pelas festas tradicionais de bairros.

Em preparação desde junho, a organização da festa teve nesta quarta-feira (14) um encontro com parte do segmento que forma o “coração” do evento, que são os agricultores. Os representantes das barracas de venda de uva dos bairros de Toca, Caxambu, Roseira, Traviú, Bom Jardim, Vera Cruz e Poste, e ainda Corrupira ou Engordadouro a confirmar, trataram da logística de abastecimento das frutas em detalhes, como horários de abertura de portões, credenciamento de veículos de carga e regras gerais.

LEIA TAMBÉM
Conheça o site do Turismo de Jundiaí
Jundiaí está entre melhores no turismo do Estado
Inscrições para Corte da Uva 2016 começam terça (13)

Jundiaí prepara ‘indicação geográfica’ da Niagara Rosada

Reuniões preparatórias ocorrem com os diversos segmentos envolvidos na festa

Reuniões preparatórias ocorrem com os diversos segmentos envolvidos na festa

“A festa celebra não apenas nossa história rural, mas também o fato de Jundiaí ser conhecida nacionalmente como Terra da Uva por ser o lugar do mundo onde surgiu a variedade Niagara Rosada”, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Novidades
A organização prepara diversas inovações para a próxima edição em janeiro de 2016. Algumas devem ter maior impacto e serão detalhadas antes do evento.

Serão mantidas a alameda das adegas, a exposição de frutas, os passeios turísticos, a programação de grandes artistas locais, o artesanato do Jundiaí Feito à Mão, as barracas de gastronomia dos bairros e outros. As barracas do Empório Jundiaí, setor voltado a produtos da cidade, passam agora a privilegiar moradores das rotas turísticas (com duas em implementação, Rota da Uva e Rota da Terra Nova, de cinco previstas na cidade).

Atrações valorizam a cultura local e atraem milhares de visitantes

Atrações valorizam a cultura local e atraem milhares de visitantes

“Teremos outras ações também durante a festa, que estão sendo definidas”, afirma a diretora Marcela Moro. Os setores do trade turístico ou do setor agrícola envolvidos com o evento podem também fazer contato pelos telefones 4589-8580 ou 4589-8581.

Histórico
Surgida em 1934 ainda na região central e responsável pelo surgimento do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari em 1953, a festa acabou descaracterizada e quase acabou antes de retomar em seu formato comunitário em 2013. Preparada pela Prefeitura de Jundiaí, com a cooperação da Associação Agrícola e outras entidades do setor, é parte das políticas de turismo e de desenvolvimento rural e ambiental.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/14/festa-da-uva-2016-tera-novidades-e-inovacoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original