Outubro Rosa: UBS Novo Horizonte leva mulheres ao Botânico

Publicada em 14/10/2015 às 15:40

Nessa quarta-feira (14), a Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Horizonte realizou um passeio com caminhada e piquenique no Jardim Botânico de Jundiaí. Dois ônibus saíram da unidade com aproximadamente 70 mulheres para participar do evento, que faz parte da programação da campanha Outubro Rosa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA – OUTUBRO ROSA

Mulheres chamaram a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama

Mulheres chamaram a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama

Vestindo camisetas rosas, cor alusiva à campanha, o grupo caminhou pelo local carregando uma faixa para chamar a atenção das pessoas sobre o tema. O passeio reuniu moradoras que frequentam a UBS e diversas agentes comunitárias de saúde do bairro. Após a caminhada, todos participaram de um piquenique com bolos, sucos e biscoitos.

Segundo Maria Aparecida da Silva, enfermeira responsável do Programa Saúde da Família, esse ano a aceitação das mulheres com relação à mamografia foi maior comparado ao ano passado. “As mulheres estão cada vez mais cientes de que é um exame simples e que pode ajudar a detectar uma doença bastante invasiva e sofrida. Essa caminhada que estamos realizando dá ainda mais visibilidade à conscientização”, afirmou.

Agente comunitária de saúde do bairro, Janaína Valéria da Silva acredita que o trabalho das agentes tem ajudado a conscientizar cada vez mais mulheres a cuidar da saúde. “A abertura que as mulheres dão às agentes de saúde e à conscientização tem ajudado a diminuir o preconceito com a realização do exame, que ainda é grande”, destacou.

Maria Aparecida do Espírito Santo Cordeiro, de 67 anos, tem uma vida bastante ativa e reforça a importância de cuidar da saúde. “Estou sempre praticando atividades físicas e realizo a mamografia anualmente. É importante que as mulheres cuidem da saúde para ter uma vida longa e saudável”, ensinou.

Agendamento
Em Jundiaí, são disponibilizados 2.500 exames preventivos por mês pelo Sistema Único de Saúde, e não há fila de espera. O agendamento é feito na unidade de saúde, com a realização do exame marcada dentro de, no máximo, 10 dias.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/14/outubro-rosa-ubs-novo-horizonte-leva-mulheres-ao-jardim-botanico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original