Baixa umidade do ar faz Defesa Civil decretar ‘estado de alerta’

Publicada em 15/10/2015 às 16:43

A Defesa Civil de Jundiaí decretou “estado de alerta” às 13h21 desta quinta-feira (15) por conta da baixa umidade relativa do ar. A escala psicométrica registrou 19,5%. Depois, caiu para 16%.

O índice que recomenda o alerta vai de 12 a 20%. A quinta-feira também foi um dos dias mais quentes do ano em Jundiaí. Os termômetros chegaram a marcar 36°C. De acordo com a Juliana Salvia Mazzei Segala, da Defesa Civil, a queda da umidade relativa do ar é mais constante durante o inverno e o início da primavera.

LEIA TAMBÉM
Plano Emergencial de Catástrofes é lançado em reunião do GGIM

Recomendação é ficar longe do sol entre o fim da manhã e o meio da tarde

Recomendação é ficar longe do sol entre o fim da manhã e o meio da tarde

Diante do “estado de alerta” algumas precauções são essenciais para o bem-estar das pessoas. É recomendável deixar de praticar exercícios físicos e trabalhar ao ar livre entre 10h e 16h; evitar aglomerações e ambientes fechados; usar soro fisiológico nos olhos e nariz; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas e consumir muita água.

Outra preocupação são os raios ultravioletas. A radiação chegou ao nível extremo nesta quinta-feira (15). A recomendação é o uso de protetor solar, fator maior de 50.

Ivan Lopes
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/15/baixa-umidade-do-ar-faz-defesa-civil-decretar-estado-de-alerta/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original