Fiéis de todas as idades participam de romaria em Jundiaí

Publicada em 17/10/2015 às 21:11

Devoção, fé e integração. A Romaria Mista Salesiana do Bom Jesus de Pirapora, que neste sábado (17) entrou na 44ª edição, tem características diferenciadas se comparada às peregrinações semelhantes em Jundiaí, que têm, na maioria das vezes, só a participação de homens. A do Bom Jesus de Pirapora, ao contrário, reúne as famílias: homens, mulheres, jovens e crianças.

“É algo que ultrapassa gerações. Começou com os avôs, vieram os filhos, que agora trazem os pequenos. Considero esta união a receita do sucesso e espero que continue assim para sempre”, destaca o presidente da Fundação Romaria Mista do Bom Jesus de Pirapora, Hilário Mucci.

A família Mucci já é um bom exemplo. Mara Mucci, filha de Hilário, sempre esteve perto dos romeiros e hoje é a 1ª secretaria da Fundação. “É gratificante fazer parte desta família, que cresce a cada ano. Podemos ver avós com seus netos e até bisnetos. Sem contar que a cada edição, mais gente de outros municípios aderem à romaria”, destaca Mara.

A pequena Lara no colo dos pais está pronta para mais uma jornada

A pequena Lara no colo dos pais está pronta para mais uma jornada

A pequena Lara tem apenas 5 anos e está longe de ser debutante na Romaria Salesiana Mista da Varginha. Acompanhada pelos pais, Luciano e Cristiane, Larinha pode ser apontada como a mascote da turma, mas já experiente. Ela participou da peregrinação pela terceira vez.

“Ela tinha 2 anos quando a trouxemos pela primeira vez. Ela gosta muito da movimentação, mas o importante mesmo é direcioná-la no caminho da fé”, diz a mãe Cristiane Ienne.

Clara parecia estar adaptada ao ambiente. Com os olhos fixos em cavalos e charretes, tomou a bênção do Diácono Antônio Penteado Siqueira e sorriu, ”Gosto de vir aqui”, diz.

A maioria dos devotos que seguiu neste sábado (17) para Pirapora do Bom Jesus acordou antes do sol, ainda escuro. Teve gente que encarou 58km de estrada cedinho, distância que separa Hortolândia, na região de Campinas, a Jundiaí.

“Queria muito vir há anos. Desta vez deu certo. Acordei às 3h, coloquei os animais no caminhão e peguei a Anhanguera. É uma satisfação muito grande ir até Pirapora ao lado de pessoas queridas e agradecer pelas conquistas que Deus nos oferece”, diz emocionado o metalúrgico Cássio Medeiros de Pádua.

Cavaleiros e charreteiros partem rumo à Pirapora do Bom Jesus com muita devoção

Cavaleiros e charreteiros partem rumo à Pirapora do Bom Jesus com muita devoção

Dentro da programação pré-estabelecida, os romeiros parariam para lanchar uma única vez antes da chegar à Pirapora do Bom Jesus, o que aconteceria por volta das 16h. A missa dos romeiros estava prevista para as 19h30. Neste domingo (18), todos retornam às 8h, com chegada prevista também para as 16h no local de partida.

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/17/fieis-de-todas-as-idades-participam-de-romaria-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original