Prefeito celebra as raízes italianas em Jundiaí

Publicada em 17/10/2015 às 21:31

As raízes italianas cravadas no seio da história de Jundiaí foram revividas na tarde deste sábado (17), no Parque da Cidade, com a abertura da 15ª Settimana della Lingua e Cultura Italiana nel Mondo (Semana da Língua e Cultura Italiana no Mundo). Músicas italianas que fazem sucesso no mundo inteiro se transformaram no ponto alto da celebração realizada num cenário exuberante.

A promoção é do Circolo Italiano Di Jundiaí, com apoio da Prefeitura Municipal. As comemorações prosseguem ao longo da semana e terminam no domingo (25). Pela segunda vez, a cidade, reconhecida como a principal colônia de descendentes de imigrantes do “País da Bota”, sedia a atividade que simultaneamente acontece em 123 países, sempre na terceira semana de outubro.

“É com imensa alegria e satisfação que Jundiaí recebe este evento, mais uma vez. A Itália representa muito para a história, tradição, raízes e desenvolvimento da cidade ao longo dos anos e em todas as esferas. A representatividade é imensa”, exalta o prefeito, que por ser descendente de italianos, destacou a família ao ser perguntado o que lhe fazia lembrar da Itália.

“Me recordo do meu avô e dos almoços alegres em sua casa na Vila Progresso”, conta o prefeito. De acordo com números apresentados pelo Circolo Italiano Di Jundiaí, pelo menos 90% da população tem alguma ligação com a Itália.

LEIA TAMBÉM
Prefeito exalta fé e devoção de peregrinos na romaria em Jundiaí

Prefeito Pedro Bigardi fala da importância da Itália na história de Jundiaí

Prefeito fala da importância da Itália na história de Jundiaí

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o dia de abertura da 15ª Settimana della Lingua e Cultura Italiana nel Mondo, em Jundiaí, é um evento marcante. “Um belo espetáculo, um local especular”, diz referindo-se a música de qualidade e a beleza do Parque da Cidade.

“Uma oportunidade ímpar para acompanhar a programação de alto nível inteiramente de graça. Esta parceria entre o Circolo Italiano, Prefeitura e DAE garante ao público o acesso raro de poder ver de perto cantores e orquestra de primeira linha, como é o caso da Carlos Gomes de São Paulo”, complementa.

O presidente interino do Circolo Italiano Di Jundiaí, Vittorio Mario Scappini, exaltou a grandeza do evento na cidade e destacou o apoio da Prefeitura para o sucesso da iniciativa abraçada por cidades de todo o Planeta.

“Jundiaí é um berço da Itália e sempre contamos com o apoio da Prefeitura, por meio do prefeito, em eventos que promovemos. Por outro lado, o Circolo oferece cursos, serviços e esportes para sociedade. A parceria rende muitos frutos”, comenta.

Ao longo da semana as comemorações prosseguem com atividades no Centro de Estudos e Lazer da Melhor Idade (Celmi), no próprio Circolo, no auditório da biblioteca, no Complexo Argos, na Fati-Anhanguera, Fundo Social de Solidariedade e Maxi Shopping.

A secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; o diretor-presidente do DAE, Jamil Yatim, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão do Município, Marcelo Felicio Lo Monaco, e os vereadores Gerson Sartori e Leandro Palmarini também estiveram no Parque da Cidade.

Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/17/prefeito-celebra-as-raizes-italianas-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original