Urbanismo Caminhável detalha manual de parklets

Publicada em 26/10/2015 às 17:30

A equipe técnica do projeto Urbanismo Caminhável avança nos detalhes finais do novo manual de instalação de parklets em Jundiaí, que passará por aprovação do prefeito Pedro Bigardi antes de ser transformado em decreto municipal e permitir a instalação desses equipamentos pela comunidade e pela iniciativa privada.

Os parklets são uma espécie de micropraças que ampliam a calçada com uma estrutura instalada no espaço público. Eles oferecem um novo lugar para lazer e descanso, e com isso estimulam uma nova dinâmica no entorno. Por essa razão, é interessante que o processo de desenvolvimento do projeto seja conduzido a partir do diálogo com a população, seus futuros usuários e principalmente com a vizinhança.

LEIA TAMBÉM
Tudo sobre o Urbanismo Caminhável

Novo Plano Diretor projeta a Jundiaí do futuro

Parklet na rua do Rosário (Centro): estudo prepara normas para comunidade propor novos espaços

Parklet na rua do Rosário (Centro): estudo prepara normas para comunidade propor novos espaços

Um primeiro parklet foi testado com êxito na rua do Rosário e outro ainda deve ser instalado nas próximas semanas na rua Barão de Jundiaí, ambas no Centro Histórico.

Em Jundiaí, pioneira entre as cidades médias a trabalhar com o conceito, o projeto-piloto foi implementado em maio pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e teve a maioria das atividades até setembro. O projeto também realizou oficinas, workshops e criou mobiliário urbano no calçadão, no Largo da Matriz e na praça Rui Barbosa (Largo do Pelourinho).

O projeto, custeado por contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), contou com a participação do Instituto Mobilidade Verde, da Zoom Urbanismo, do Escritório Thaísa Fróes e da Contain (it).

O manual que está sendo finalizado aborda desde a etapa chamada “antes de começar” com objetivos, justificativas, envolvimento da comunidade, passando para a “instalação” com critérios de implementação (como o entorno, tipo de via e outros), diretrizes de implantação, documentação, levantamento inicial, tipologias de projetos, piso, drenagem, fechamento lateral e complementos até seu funcionamento com instalação, sinalização e gestão.

Diversas manifestações de interesse já foram realizadas para a Prefeitura de Jundiaí por parte da comunidade. A expectativa é de que esse tipo de equipamento possa auxiliar no estímulo ao convívio social.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/26/urbanismo-caminhavel-detalha-manual-de-parklets/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original