Programa pela Primeiríssima Infância tem capacitação em Jundiaí

Publicada em 02/12/2015 às 16:32

Agentes comunitários de saúde dos municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí, professores e profissionais que trabalham com crianças e gestantes participaram de uma capacitação do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância no anfiteatro da Unip, em Jundiaí, nesta quarta-feira (2).

O programa tem como objetivo dar assistência às gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade, atuando nos setores da educação, saúde e assistência social. Segundo Lígia Bestetti, representante da Secretaria de Saúde e articuladora de atenção da região, a capacitação foi realizada com o intuito de despertar nos profissionais a determinação de dar continuidade ao projeto.

LEIA TAMBÉM
Ação educativa contra dengue mobiliza população no Centro
São Vicente encerra campanha ‘Novembro Azul’ com palestras
Ação no Centro renova compromisso de Jundiaí na luta contra aids

No evento, foram abordados temas como trabalho de parto e desenvolvimento do bebê

No evento, foram abordados temas como trabalho de parto e desenvolvimento do bebê

“Começamos o programa São Paulo pela Primeiríssima Infância em 2012, com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Essa parceria continua até o fim desse ano e, com a ajuda da fundação, transformamos um programa municipal em regional e política pública. Pensamos na capacitação para que os profissionais da área aprendam a colocar os projetos do programa em prática todos os dias”, afirmou Lígia.

Dentre as pessoas presentes na capacitação, estavam diversos agentes de saúde e profissionais dos sete municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (Itupeva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo, Jarinu, Cabreúva e Jundiaí), além de Itatiba e Morungaba.

A capacitação reuniu também enfermeiras e articuladoras do projeto

A capacitação reuniu também enfermeiras e articuladoras do projeto

Alguns dos projetos implementados pelo programa e que estão atualmente em ação nos municípios da região são, além da capacitação para atendimento das gestantes e crianças, importância do aleitamento materno, humanização do parto, trabalho no vínculo entre mãe e filho, doulas nos hospitais, pilates para gestantes, espaços lúdicos nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), escolas e creches, entre outros.

Também foi instituída a Semana do Bebê, sempre no início de agosto e reunindo mais de mil pessoas no Teatro Polytheama todos os anos.

Prêmio Internacional
Em maio de 2014, Jundiaí recebeu o prêmio internacional pelo programa Primeiríssima Infância. A premiação foi anunciada na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.

Organizado pela Fundação Alas e pelo BID, a cerimônia foi apresentada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, representando o colegiado. O CGR Jundiaí, único projeto brasileiro aceito na categoria Best Innovation Award, voltado para propostas inovadoras, conquistou o prêmio entre projetos de diversos países.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/02/programa-sao-paulo-pela-primeirissima-infancia-tem-capacitacao-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original