‘Café Musical’ reúne pacientes do ambulatório de Saúde Mental

Publicada em 03/12/2015 às 14:45

A equipe da enfermaria da Saúde Mental do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo iniciou no mês de novembro um grupo familiar que vai realizar encontros semanais, todas as sextas-feiras, com propostas terapêuticas. Para marcar o início das reuniões do grupo, foi criado o projeto “Café Musical”.

O objetivo do grupo é articular o cuidado dentro e fora da enfermaria, promovendo um atendimento humanizado e melhorando o convívio do paciente internado para tratamento e de seus familiares no ambiente hospitalar, além de oferecer apoio aos membros do grupo.

LEIA TAMBÉM
Saúde discute novas ações para enfrentar a dengue
‘Abrace o São Vicente’ convida população para ação especial
Médicos do Ambulatório da Saúde da Mulher são homenageados

Ações visam promover atendimento humanizado aos pacientes e familiares

Ações visam promover atendimento humanizado aos pacientes e familiares

“O momento da internação às vezes é de separação. A própria vivência da hospitalização gera um rompimento no cotidiano dos pacientes, que ficam afastados da família, da casa, das coisas que gosta. E também tem o lado do familiar, que muitas vezes adoece e encontra problemas em enfrentar as dificuldades do paciente”, explica a enfermeira Aline Coatto Mantellatto.

No Café Musical, o trabalho foi coletivo e cada membro da equipe levou um item do cardápio servido. A música facilitou a integração e a aproximação da equipe, familiares e pacientes. Com a iniciativa, a equipe multidiscilplinar, formada por médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeira, auxiliares e técnicos de enfermagem, pretende sensibilizar as pessoas, por meio da comunicação verbal, da música e do resgate da história de vida dos pacientes.

O ambulatório de Saúde Mental, inaugurado em setembro no Pronto-atendimento (PA) Central 24 horas, conta com oito leitos e tem como objetivo tratar o doente em crise e estabilizá-lo para, posteriormente, dar continuidade ao tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas, órgão da Secretaria de Saúde.

Assessoria de Imprensa HSVP
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/03/cafe-musical-reune-pacientes-e-familiares-do-ambulatorio-de-saude-mental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original