Cobema é referência para outras cidades

Publicada em 07/12/2015 às 15:22
O coordenador Jonathann recebe técnicos de Louveira

O coordenador Jonathann recebe técnicos de Louveira

Jundiaí é atualmente uma das poucas cidades cujas Prefeituras realizam o atendimento de animais domésticos voltado exclusivamente a organizações não-governamentais (ONGs), protetores independentes e moradores com renda familiar comprovada de até dois salários mínimos.

Com esse novo perfil, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema), vinculada à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, começa a receber visitas técnicas de outros municípios à sua estrutura.

Foi o que ocorreu com o grupo formado pelo médico veterinário Cristiano Araújo, do Centro de Controle de Zoonoses de Louveira, e da engenheira ambiental Lívia Rocha, da Secretaria de Gestão Ambiental do mesmo município, que estiveram no local na semana passada.

LEIA TAMBÉM
Ponte Torta faz lembrar o morro que virou aterro
Prefeitura de Santana do Parnaíba visita Serra do Japi
Prefeito orienta ajustes do Plano Diretor Participativo

Orientados pelo coordenador, Jonathann França Ribeiro, também médico veterinário, conheceram as dependências inteiramente reestruturadas em 2015 e também o processo de adoção consciente, com visitas técnicas e orientações para quem pretende cuidar de um cão ou gato, e os processos licitatórios para os mutirões de castração.

CONFIRA AS FOTOS DA COBEMA

Cobema tem atendimento direcionado

Cobema tem atendimento direcionado

Também conheceram a maior implantação do ano, que foi o atendimento clínico veterinário considerado referência nacional de adaptação do chamado vetcontêiner.

As mudanças foram orientadas pelo prefeito Pedro Bigardi, que em 2013 iniciou a transferência do órgão da Secretaria de Saúde (que permaneceu com o controle de zoonoses) para o âmbito da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

A definição de público-alvo foi um dos principais avanços, ficando para a população em geral a campanha de posse responsável de animais domésticos (e efeitos no respeito aos animais silvestres) com efeitos como as orientações recentes para o programa “Vamos Juntos ao Parque”, também da Prefeitura.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/07/cobema-e-referencia-para-outras-cidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original