Prefeitura faz preparatória para Fórum de Economia Solidária

Publicada em 14/12/2015 às 14:57
Reunião contou com presença de representantes de diversos segmentos

Reunião contou com presença de representantes de diversos segmentos

A reunião preparatória do 1º Fórum de Economia Solidária, organizada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, ocorreu nesta segunda-feira (14) na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot e contou com a presença de representantes de diversos segmentos.

O Fórum de Economia Solidária está previsto para ocorrer entre junho e julho de 2016, alterando o marco regulatório da economia em Jundiaí.

A Economia Solidária é um modelo de desenvolvimento econômico que tem como público-alvo grande parcela da população historicamente excluída dos processos produtivos, dos bens e serviços públicos e dos processos de tomada de decisão, promovendo melhor distribuição dos lucros obtidos.

O programa tem ainda o objetivo de fornecer o selo de economia solidária para as entidades e trabalhadores, possibilitando maior facilidade para conseguir financiamentos estadual, municipal e federal.

LEIA TAMBÉM
PAT tem vagas em mais de 20 carreiras na semana desta segunda (14)

A Economia Solidária é um projeto que faz parte do plano de governo do prefeito Pedro Bigardi. “Para a administração do município, é muito importante implementar um projeto que busca diminuir o desemprego e melhorar a renda das famílias”, afirmou o titular da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, José Victor Machado.

A implementação da Economia Solidária procura adotar diversas medidas gerais, como a integração de política públicas, criação de empreendimentos solidários, desenvolvimento de produção, comercialização e consumo solidário, incentivo e fortalecimento das iniciativas de finanças solidárias, entre outras, além de medidas específicas no campo do financiamento e educação e autogestão.

José Victor Machado apresentou o Programa de Fomento à Economia Solidária

José Victor Machado apresentou o Programa de Fomento à Economia Solidária

José Victor falou também sobre a relevância desse projeto no atual cenário econômico do País. “Vivemos atualmente em uma crise do modelo capitalista, com grande número de desempregados. A Economia Solidária será implantada buscando ajudar todas as famílias afetadas pelo modelo produtivo capitalista vigente, melhorando também sua qualidade de vida”, ressaltou.

Economia Solidária
É o conjunto de atividades econômicas – de produção, de distribuição, de consumo, de finanças e de crédito – organizadas e realizadas por trabalhadores de forma coletiva e auto-gestionária.

É composta de empreendimentos coletivos, de diferentes arranjos e tamanhos, que possuem como características a cooperação dos membros, a distribuição justa do resultado – proporcional ao trabalho realizado – a gestão coletiva e democrática dos associados. Esse modelo promove uma distribuição mais equitativa das riquezas geradas, por meio de ajuda mútua e benefícios coletivos, com preocupação ambiental e inclusão social.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/14/prefeitura-faz-reuniao-preparatoria-para-forum-de-economia-solidaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original