Rio Jundiaí vai ser tema de ação intermunicipal em 2016

Publicada em 16/12/2015 às 18:04
Em Jundiaí, o rio originário tem características urbanas

Em Jundiaí, o rio originário tem características urbanas

Eixo central de uma bacia que drena águas de mais de 1 bilhão de metros quadrados em partes de oito municípios, o rio Jundiaí é tema de uma ação intermunicipal que está sendo debatida entre representantes de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Salto.

“O objetivo principal é uma série de ações em 2016 voltadas tanto para a educação formal (escolar) quanto informal (comunidade). E, além de intermunicipal, é também intersetorial”, explica o diretor Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

O encontro contou com Maria Karolina Silva (da Prefeitura de Campo Limpo Paulista), Rodrigo Henrique Antunes e Erica Vanessa Maggiorini (da Prefeitura de Salto), Felipe Luiz Massarenti e Rafael Tamberlini (da Prefeitura de Várzea Paulista) e Adriana Simi (Diretoria de Ensino da Região), além de, por Jundiaí, Claudete Formis, Débora Scarpinelli e Telma R. Lima (Secretaria de Educação), Rafael S. Queiroz (DAE), Carlos Ozahata (Secretaria de Saúde) e Creusa Aparecida Claudino (do  Museu Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura).

A proposta foi apresentada pelas técnicas Maria Helena F. S. Tiraboschi e Luciana Maretti, interlocutora e suplente da cidade no Programa Município Verde e Azul (PMVA), mostrando o histórico de um diagnóstico que foi iniciado com relatórios de observação da paisagem nos municípios de Campo Limpo, Várzea Paulista e Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Ponte Torta recebe afeto e elogios de moradores
Prefeito lança Comitê de Controle do Aedes aegypti
Plano Diretor tem grande participação de delegados

Técnicos de várias cidades discutem uso da educação ambiental para o rio

Técnicos de várias cidades discutem uso da educação ambiental para o rio

Os participantes apresentaram experiências bem-sucedidas de educação ambiental, como a capacitação de professores voltada à questão dos recursos hídricos, da Educação, e o projeto Nascente, da Diretoria de Ensino da região de Jundiaí, além de exposições itinerantes e em preparação sobre o patrimônio cultural em Jundiaí, incluindo um trabalho com sítios arqueológicos em parceria com o museu. Visitas de educadores às nascentes e foz do rio Jundiaí também foram citadas, além de ações de reflorestamento onde possível.

Os trabalhos vão ser detalhados em novo encontro do grupo.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/16/rio-jundiai-vai-ser-tema-de-acao-intermunicipal-em-2016/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original