Gabinete de Gestão define atuação na Operação Verão
Publicada em 22/12/2015 às 12:43A temporada mais quente do ano teve início oficialmente na madrugada desta terça-feira (22). A chegada da nova estação vem acompanhada da previsão de chuva e vento acentuados nas regiões sul e sudeste do país. E logo pela manhã do Solstício de Verão (o dia mais longo do ano), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) organizou uma reunião com um de seus braços de operação: o Gabinete de Gestão de Riscos. O objetivo foi traçar protocolos de ação conjunta entre várias secretarias frente a eventuais ocorrências naturais durante o período.
Presente na abertura do encontro, o prefeito Pedro Bigardi reiterou que “é muito importante o trabalho de prevenção e, principalmente, de integração entre os atores envolvidos. E a atuação junto a representantes da sociedade é primordial para que Jundiaí continue oferecendo toda a segurança à população que vive em áreas de risco ”, anotou.
LEIA TAMBÉM
Prefeito visita obras do Grendacc
Fumas abre inscrição para unidade habitacional
Bigardi faz apelo ao Estado por verba para o São Vicente
Para o titular do GGIM, José Carlos Pires, os envolvidos devem, a partir de agora, “assumir um compromisso de disponibilidade e iniciativa para entrar em ação imediata em casos de urgência”.
Durante a reunião, foram apresentados diversos mapeamentos e estatísticas que apontam as áreas de risco, os assentamentos irregulares, as situações de perigo e a densidade populacional das áreas de Jundiaí.
Dentro do protocolo costurado entre as partes, um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp será criado para facilitar a comunicação e dar agilidade durante os passos pré-estabelecidos. A Defesa Civil, inclusive, já faz uso de mensagens de celular (SMS) para alertar profissionais e principalmente moradores de áreas vulneráveis em caso de risco de tempestades.
Ao fim, atribuições foram demandadas à Defesa Civil, Serviços Públicos, Fumas, Semads, Guarda Municipal, Comunicação Social, Saúde, Transportes, Dae, Corpo de Bombeiros, Obras, Educação e Esportes e Lazer. O tenente-coronel do 12º GAC, Messias Siqueira Mendes Barbosa, também participou do encontro.
Em janeiro, o grupo deve voltar a se reunir para, desta vez, simular uma atividade em circunstâncias próximas às reais.
Em caso de dúvida sobre como proceder, o munícipe pode e deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.
Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio
-
04/01/2025
Prefeito realiza visitas técnicas e avalia demandas em saúde, esporte e inovação em Jundiaí
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original