Jundiaí conclui etapas para ser município de interesse turístico
Publicada em 23/12/2015 às 17:15Com a implementação de uma inédita política municipal de turismo, com um plano específico a ser revisado de três em três anos, Jundiaí encerra 2015 completando todas as etapas necessárias para pleitear a classificação estadual como município de interesse turístico.
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A conquista chega pouco depois de a cidade alcançar também o reconhecimento federal entre os 218 municípios (apenas 44 no Estado de São Paulo) de 3.345 municípios brasileiros cadastrados, para figurar nas categorias A e B do Ministério do Turismo. Embora sejam apenas 6,5% do total, esses grupos somados são responsáveis por 68% do fluxo doméstico e 97% do fluxo internacional de visitantes.
“É o resultado das políticas públicas criadas para o setor de turismo do município e também de respostas dos setores produtivos de Jundiaí“, comenta o prefeito Pedro Bigardi.
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Além de resultados visíveis, como a retomada do formato comunitário da Festa da Uva desde 2013, a equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo trabalhou nos últimos três anos em uma série de iniciativas voltadas para esse setor cada vez mais importante na economia local como um todo e para a valorização rural em particular.
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Trabalho de longo prazo
No primeiro semestre de 2014, quando os critérios passaram a ser definidos em parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo e a Comissão de Turismo da Assembleia legislativa, começou a organização de informações, pesquisas e demais providências em Jundiaí. De acordo com o secretário Marcos Brunholi, o perfil técnico da equipe permitiu essa mudança.
O primeiro passo foi o Inventário da Oferta Turística do Município, desenvolvido em parceria com o campus local da Universidade Paulista (Unip), em paralelo ao surgimento do portal do turismo da cidade. Essa etapa incluiu também a Pesquisa de Perfil da Demanda Turística, que somou mais de 600 questionários recolhidos em 26 pontos de interesse. A sistematização desses dados pela Prefeitura gerou ainda o Panorama do Turismo em Jundiaí.
“Essas medidas permitiram atualizar alguns conceitos, como, por exemplo, a presença de um número de turistas de lazer de curto prazo ainda maior do que de turistas de negócios”, afirma a diretora Marcela Moro.
O Plano Municipal de Turismo, por sua vez, incorporou o Diagnóstico da Oferta Turística, a Análise de Concorrência, a Análise de Tendências de Mercado, o Prognóstico Turístico, a Política Municipal de Turismo e o Plano Municipal propriamente dito. Finalizado na primeira semana de novembro, com envolvimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), iniciou a etapa final para organizar o envio da documentação relativa ao atendimento da Lei dos Municípios de Interesse Turístico (lei estadual 1.261, de 29 de abril de 2015).
A última etapa ocorreu com a aprovação do plano e da política pela Câmara Municipal de Jundiaí na terça-feira (22).
Valorização inédita
Jundiaí renovou completamente a compreensão sobre a importância do turismo não somente na economia mas também para aspectos da cultura, do meio ambiente e do bem-estar social. Dentro do empoderamento da comunidade nesse tema está o surgimento de duas rotas turísticas em implementação (Rota da Uva e Rota da Terra Nova) além de outras três previstas para médio prazo (Rota do Centro Histórico, Rota da Cultura Italiana e Rota Eco Japi).
Todos os dados e documentações relativas ao processo estão sendo encaminhados com o cuidado de cumprimento da lei estadual 1.261. Apenas o Inventário Turístico do Município, a Pesquisa de Perfil da Demanda e o Plano de Desenvolvimento Turístico somam juntos quase 700 páginas com imagens e informações atualizadas.
Com todo esse trabalho, Jundiaí vai ser cada vez mais reconhecida como Terra da Uva e também como terra de múltiplas atrações ambientais, históricas, culturais e econômicas em um setor com tendência ao crescimento a curto, médio e longo prazos.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo
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