Serviços Públicos faz mutirão de limpeza no Novo Horizonte

Publicada em 08/01/2016 às 17:35

A Secretaria de Serviços Públicos realiza um mutirão no Jardim Novo Horizonte para recolhimento de entulho e lixo. O bairro conta com diversos pontos de descarte ilegal, organizado pelos próprios moradores da região.

De acordo com o diretor da pasta, Lucas Aparecido Rodrigues, só nos dois primeiros dias de trabalho já foram recolhidos 12 caminhões com os resíduos, o equivalente a cerca de 90 toneladas. A previsão é de que o trabalho seja encerrado no final de semana, com a remoção de aproximadamente 210 toneladas.

Serviços Públicos trabalha no bairro para remover entulho e lixo

Serviços Públicos trabalha no bairro para remover entulho e lixo

“Pedimos a colaboração da população para que não faça o descarte de lixo e entulho nas vias e terrenos baldios”, diz o diretor, frisando que a preocupação durante o trabalho também é eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, uma orientação do prefeito Pedro Bigardi.

Segundo Lucas, o bairro tem oito pontos com problemas crônicos de descarte. Por conta disso, na próxima semana serão instaladas três caçambas. A Secretaria de Serviços Públicos também tem feito fiscalização no bairro para inibir esse tipo de ação, considerada crime ambiental. Denúncias podem ser feitas por meio do 156.

Ele lembra também que quem deseja descartar pequenas quantias de entulho pode levar o material até o recém-instalado ecoponto do Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Moca ‘Barroca, que recebe gratuitamente, entulho, pneus, madeiras, galhos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e material reciclável. A quantia é de até um metro cúbico, o que equivale a uma caixa d’água de 1 mil litros. O morador precisa levar os itens até o local.

Não é permitido o descarte de animais mortos, medicamentos, lixo hospitalar e material orgânico. O ecoponto funciona no mesmo horário que o parque: de segunda a domingo, sempre das 6h às 19h. O endereço é Avenida Uva Niágara, sem número.

Bairro sofre com descarte irregular de lixo e entulho. Prefeitura pede colaboração

Bairro sofre com descarte irregular de lixo e entulho. Prefeitura pede colaboração

Mais limpeza
A Secretaria de Serviços Públicos também está realizando uma grande operação para corte de mato na cidade. Nos últimos dias, áreas como a Samuel Martins, Luiz Latorre e Parque Corrupira receberam o serviço. Também estão na programação bairros como Vila Alvorada, Jardim Samambaia, Jundiaí Mirim, Parque Centenário, Geraldo Dias, Cidade Jardim, São Camilo, Ivoturucaia, Rio Acima, Champirra, Centro, Parque da Uva, entre outros.

Além disso, demandas registradas no 156 estão sendo atendidas.

Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/08/servicos-publicos-faz-mutirao-de-limpeza-no-novo-horizonte-2/
Leia mais sobre