Conselho Tutelar toma posse e unidade do Eloy entra em operação

Publicada em 10/01/2016 às 13:07

Com a presença de autoridades políticas e familiares, os 15 titulares que formam o Conselho Tutelar de Jundiaí tomaram posse neste domingo (10), em solenidade realizada na sede da Escola de Governo e Gestão, na Vila Arens. O mandato será de quatro anos, com início nesta segunda (11). O órgão municipal conta ainda com 45 suplentes.

O Conselho Tutelar tem como proposta a defesa dos direitos da criança e do adolescente e foi criado em 1990 com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A principal novidade deste ano em Jundiaí é a criação da terceira unidade, no bairro Eloy Chaves, que começa a operar juntamente com o novo mandato. O município ainda conta com as sedes do Centro e da Vila Arens.

Cada unidade é composta por cinco conselheiros tutelares, definidos em rigoroso processo de escolha e que terminou em 4 de outubro do ano passado. A missão de definir os nomes que fariam parte do Conselho Tutelar ficou sob a a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público. “É um domingo de festa e de muita felicidade. Gostaria de lembrar da importância de se ter a responsabilidade de assumir o desafio de servir a população com foco nas crianças e adolescentes, dentro da missão de construir uma cidade melhor. Nosso trabalho é proteger as famílias”, destaca o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rodrigo Mendes Pereira.

LEIA TAMBÉM
Conheça o site do Conselho da Pessoa Idosa

Fique por dentro do que acontece na Semads
Conheça os demais Conselhos ligados à Assistência e Desenvolvimento Social

Quinze conselheiros tutelares, cinco em cada unidade, tomaram posse na manhã deste domingo

Quinze conselheiros tutelares, cinco em cada unidade, tomaram posse na manhã deste domingo

Pereira lembra que combater vulnerabilidade social é uma das prioridades da administração do prefeito Pedro Bigardi e destacou a importância dos investimentos na implementação do trabalho realizado pela Semads. Já o vice-prefeito Durval Orlato ressalta que a criação da terceira unidade do Conselho Tutelar vai contribuir ainda mais para a qualificação do atendimento das famílias, da criança e do adolescente.

Os investimentos e a preocupação desta administração fazem surtir efeitos positivos no conceito de amparar as crianças e adolescentes. A criação da terceira unidade fará o atendimento melhorar ainda mais”, destaca. A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente, Simone de Andrade Pligher, lembra de todas as fases do trâmite para a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar.

Vice-prefeito Durval Orlato, o secretário Rodrigo Mendes Pereira, da Semads, durante solenidade

Vice-prefeito Durval Orlato, o secretário Rodrigo Mendes Pereira, da Semads, durante solenidade

“O processo teve início em abril de 2015 e ao menos 500 pessoas que trabalham com foco em crianças e adolescentes participaram da escolha. Os candidatos ainda passaram por exames médicos, psicológicos e prova final. Todos estão capacitados para desempenhar um ótimo papel nestes quatro anos”, comenta.

Para o coordenador do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, o Conselho Tutelar tem função destacada dentro da proposta integrada de segurança pública, que também tem seu foco voltado para o desafio de combater a vulnerabilidade social. “A integração dos conselhos ao trabalho desenvolvido pelo GGIM contribui para o avanço da cidadania”, ressalta.

A psicóloga Renata Angélica Prezotto Giovanni tomou posse como conselheira tutelar neste domingo e diz saber bem de suas responsabilidades. “Trabalhar com crianças e adolescentes que necessitam de ajuda para defender seus direitos traz uma grande responsabilidade para todos nós. E cada um sabe da importância de estar ao lado dessas famílias”, explica.

Além de Renata, tomaram posse: Adilson Santo de Azevedo; Ana Claudia Pellaes Mondragon; Ana Paula Nascimento Correa; Claudia Tofoli Honório; Diego Meleiro Novaretti; Donizeth Aparecido de Andrade; Jocilene Romilda Padilha; Jussania Rita Lamarca Escarpin; Marilda Aparecida de Oliveira; Moacir Donizetti Gonfinete; Priscila Fabiane de Souza; Selma Aparecida Souza da Silva; Vanesca Peromingo de Souza Ribeiro e Zélia Aparecida Carvalho de Souza.

Ivan Lopes
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/10/conselho-tutelar-tem-dia-de-posse-e-unidade-do-eloy-entra-em-operacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original