Últimas turmas do curso Rede de Cidadania e Saúde

Publicada em 14/01/2016 às 17:16
Proposta é discutir o SUS com profissionais da saúde e população

Proposta é discutir o SUS com profissionais da saúde e população

Estão abertas as inscrições para as últimas seis turmas do curso Rede de Cidadania e Saúde, promovido pela Prefeitura, por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Escola de Governo e Gestão. As aulas do projeto, inédito na cidade, tiveram início em agosto de 2015 com o objetivo de formar 35 turmas e atingir cerca de mil pessoas.

As últimas turmas estão programadas para o período de segunda (18) a quarta-feira (27) (às segundas e quartas-feiras, pela manhã ou à tarde), de 15 de fevereiro a 7 de março (às segundas-feiras, pela manhã ou à tarde), de 16 de fevereiro a 8 de março (às terça-feiras, pela manhã) e uma turma nos dias 20 e 27 de fevereiro (sábados), em período integral.

A proposta do curso, além de passar informações sobre diversos temas do Sistema Único de Saúde (SUS), é discutir os problemas e propostas com os profissionais da saúde e a sociedade.

LEIA TAMBÉM
GGIM promove reunião para discutir a segurança no Carnaval
Aedes aegypti: zoonoses reforça orientações de cuidados em casa

O curso é aberto a todos os interessados em participar da discussão sobre o SUS, funcionários da saúde, conselheiros e população. A carga horária é de 16 horas. São abordados os seguintes temas: SUS, Saúde e Sociedade, Gestão e Financiamento.

De agosto a dezembro foram formadas 28 turmas, com a participação efetiva (em no mínimo 75% das aulas) de 640 pessoas. Durante o projeto, houve demanda da população para descentralização de algumas turmas. Por isso, foram criadas turmas na UBS Novo Horizonte, no Hospital São Vicente de Paulo, no Hospital Regional e no Senac.

Temas
O curso é dividido em quatro módulos. O primeiro tema é a participação e controle social do Sistema Único de Saúde. Vão ser abordados assuntos como o histórico, desenvolvimento, princípios e diretrizes, e os papéis e responsabilidades das três esferas de governo no SUS. Além da história, representação e atribuição dos conselhos de saúde.

No módulo 2, o tema vai ser saúde e sociedade, com debate dos problemas de saúde da população negra, idosa, LGBT, mulheres, ciganos e em situação de rua e as políticas públicas.

O módulo 3 vai abordar o tema gestão, com debate sobre o pacto pela saúde, redes de atenção à saúde, educação permanente e humanização nos serviços.

No último módulo, o tema vai ser financiamento. Os participantes vão debater sobre planejamento em saúde, acompanhamento do plano municipal de saúde, blocos de financiamento e Lei Complementar 141/2012.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/14/ultimas-turmas-do-curso-rede-de-cidadania-e-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original