Desenvolve Jundiaí já atraiu R$ 30 mi em investimentos

Publicada em 21/01/2016 às 18:10

A equipe intersetorial do programa Desenvolve Jundiaí passou por mais uma reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (21), no gabinete da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O objetivo dos profissionais alinhavados pelo secretário da pasta, Marcelo Cereser, é acelerar o trâmite processual para instalação ou ampliação de novas empresas em Jundiaí. Os investimentos alocados na cidade das empresas que foram deferidas pelo Desenvolve já atingem R$ 30 milhões.

O alvará de funcionamento, quando a empresa atende às determinações legais do programa, é expedido em até 42 dias. Desde 2015, 14 empresas já protocolaram intenção de enquadramento no desenvolve. Destas, sete seguem acompanhadas de perto pelo grupo, três foram indeferidas e quatro já concluíram o processo: Paulista Companhia Securitizadora, Grupo Pão de Açúcar, Covabra Supermercados e Panpharma, do ramo de distribuição de medicamentos.

LEIA TAMBÉM
IBGE registra avanço nos PIBs nacional e estadual
Programa Emprega Mais quer atrair novas empresas à cidade

Cereser: "Agilidade no processo para atrair empresas"

Cereser: “Agilidade no processo para atrair empresas”

“Toda quinta-feira promovemos essa reunião de trabalho para que todas as secretarias envolvidas na liberação do funcionamento das empresas possam deliberar diretamente umas com as outras, agilizando o processo”, explicou Cereser.

O encontro desta quinta tratou de novas solicitações e analisou, conjuntamente, projetos de construção, execução, terraplanagem, estudo de impacto de vizinhança (EIV), contrapartidas à cidade e documentação exigida.

Além da secretaria de Desenvolvimento Econômico, coordenadora do programa, participam: secretaria de Transportes, secretaria de Obras, secretaria de Saúde (vigilância sanitária), secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Gabinete do Prefeito. Para as empresas interessadas na facilidade, o primeiro passo é protocolar um pedido pessoalmente junto à secretaria de Desenvolvimento Econômico, respeitando algumas prerrogativas, conforme decreto 25.735, de 13 de maio de 2015, disponível AQUI.

É importante frisar que sempre que houver pendência na entrega documental por parte da requerente, o prazo é automaticamente suspenso, até que a mesma atenda integralmente o solicitado pela Prefeitura de Jundiaí.

Vagas de Emprego
A vinda de quatro novas empresas de grande porte foi amplamente divulgada pela mídia neste início de ano, com foco na abertura de vagas que os empreendimentos promoverão na cidade. No entanto, é importante frisar que as empresas recém-chegadas a Jundiaí são convidadas a usar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para seleção de mão de obra, podendo ou não fazer uso da ferramenta.

Algumas, como aponta Cereser, possuem setores próprios de Recursos Humanos para contratação de funcionários. Outro ponto é que, em diversas situações, o PAT é utilizado pelas empresas para seleção de um percentual do total de vagas anunciadas, de acordo com o ramo de atividade da empresa. Quanto mais específica a função, mais específico também o processo de seleção do profissional, como no caso de engenheiros, arquitetos, químicos entre outros.

Thiago Secco
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/21/desenvolve-jundiai-ja-atraiu-r-30-mi-em-investimentos-para-a-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original