Jundiaí vai sediar 1º Encontro Nacional de Caps Infanto-juvenil

Publicada em 21/01/2016 às 17:52

Depois de promover o 1º Encontro Regional de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto-juvenil, no ano passado, a Secretaria de Saúde de Jundiaí se prepara para sediar o 1º Encontro Nacional na cidade. O evento já tem data confirmada: de 4 a 6 de maio.

LEIA MAIS
Aedes aegypti: zoonoses reforça orientações de cuidados em casa
Atendimento de transporte para pessoa com deficiência é unificado

Encontro reuniu organizadores do evento, marcado para maio

Encontro reuniu organizadores do evento, marcado para maio

Nesta quarta-feira (20), a coordenação de Saúde Mental fez mais uma reunião preparatória, que contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Psicologia e de gestores, trabalhadores e usuários de Jundiaí, Santo André, São Bernardo do Campo, Várzea Paulista e outros municípios participantes.

Para a coordenadora da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Ana Thomé, o 1º Encontro Nacional de Caps Infanto-juvenil marcará na cidade a importância do cuidado em saúde mental na infância e adolescência, além da construção de políticas públicas infanto-juvenis no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse evento reafirma os avanços e conquistas sociais na defesa e proteção infanto-juvenil, como o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a educação inclusiva e o asseguramento do cuidado a crianças e adolescentes com a experiência do sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, que, até então, tinham como destino a institucionalização, a internação, em abrigos para portadores de deficiência ou a desassistência”, destaca Ana.

Durante a reunião, foram discutidos os eixos temáticos que vão compor a programação dos três dias de evento, entre eles as linhas contemporâneas de cuidado em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), álcool e outras drogas na infância e juventude, cuidado às pessoas com transtorno do espectro do autismo, sistema socioeducativo, interfaces com a educação, reabilitação e protagonismo, acolhimento às famílias, entre outros.

O Encontro Nacional conta, ainda, com apoio do Ministério da Saúde e do Unicef.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/21/jundiai-vai-sediar-1o-encontro-nacional-de-caps-infanto-juvenil/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original