‘Espaço Conectado’ vai ser inaugurado no Jardim Novo Horizonte
Publicada em 03/02/2016 às 18:38Com o objetivo de proporcionar o aumento da inclusão digital em Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), inaugura, nesta quinta-feira (4), às 17h, o ‘Espaço Conectado’, ambiente de convivência digital gratuito em substituição ao ‘Acessa Jundiaí’, no Jardim Novo Horizonte. O local fica na Associação de Acolhimento Bom Pastor, na Estrada do Varjão, nº 1641.
Como diferencial, o ‘Espaço Conectado’ conta com a tecnologia ‘zero client’, com terminais interligados em um único computador, reduzindo custos de implantação e manutenção. O acesso Wi-Fi, que agora passa a se chamar Conectado e substitui o antigo Jundiaí é Digital, passa a ser feito através de fibra ótica, garantindo alta capacidade e velocidade de navegação à internet.
LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega as chaves de 384 unidades habitacionais no Novo Horizonte
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, o ‘Espaço Conectado’ representa uma inovação. “Em 2013, o prefeito Pedro Bigardi incumbiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de desenvolver um programa de inclusão digital. Em parceria com a Cijun, arquitetamos este formato que originou o ‘Espaço Conectado’, que conta com baixo custo para o município e alto teor de inovação, melhorando a performance.”
O diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes, explica que o novo sistema une e melhora dois projetos de inclusão digital do município. “Onde existir um Espaço Conectado temos, além de computadores físicos, acesso Wi-Fi, pois sabemos que o uso de dispositivos móveis conectados vem aumentando exponencialmente em todas as esferas da população.”
O próximo ‘Acessa Jundiaí’ a ser substituído por ‘Espaço Conectado’ vai ser o Central. Segundo Gilberto, para a transição é necessário que todos os equipamentos estejam plugados na rede de fibra ótica da Cijun, outra realização do governo Pedro Bigardi. “Jundiaí nunca teve rede própria e sempre dependeu de terceiros para suas conexões externas. Essa nova rede, que trafega dados em 10 gigabytes (GB) e utiliza tecnologia GPon, já conta com mais de 50 km de fibras lançadas pela cidade e este ano vai crescer ainda mais. E é essa rede que vai possibilitar que Jundiaí se torne uma cidade mais conectada”, afirma.
O horário de funcionamento do ‘Espaço Conectado’ vai ser das 8h às 17h. O Wi-Fi, pelo canal Conectado, vai ficar disponível 24 horas, mas restrito ao espaço físico onde a sala está instalada.
Para utilizar o espaço público, o usuário, maior de 18 anos, deve apresentar o RG. Menores de 16 anos, somente acompanhados de responsável legal, com documento de comprovação. Também vai assinar um termo de compromisso, que estabelece regras para o uso, proibindo o acesso a sites de conteúdo pornográfico, a instalação de software e a prática de pirataria e vandalismo eletrônico.
Isabela Silva e Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
10/01/2025
Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade estende atendimento durante as férias
-
10/01/2025
Vice-prefeito Ricardo Benassi visita o 156 e propõe melhorias no sistema de atendimento à população
-
09/01/2025
Jundiaí tem saldo positivo em empregos e projeta 2025 com mais contratações
-
26/12/2024
Programa Jundiaí Empreendedora reverte impactos da pandemia e deixa legado econômico e social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original