Prefeito participa de debate sobre inclusão no mercado de trabalho
Publicada em 11/02/2016 às 12:42O prefeito Pedro Bigardi participou do debate sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, na manhã desta quinta-feira (11), no Fundo Social de Solidariedade (Funss).
Realizada pelas coordenadorias dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Trabalho, Emprego e Renda, a palestra abordou a Lei Federal 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, e que completou 25 anos.
LEIA TAMBÉM
Prefeito participa do encerramento da Conferência Missionária
“Mais do que apenas cumprir a lei, as empresas precisam inserir as pessoas com deficiência de fato na rotina dos empregos. Temos trabalhado pela acessibilidade no esporte, lazer, transporte, saúde, educação, para garantir o direito de todos”, afirmou o prefeito.
O superintendente Regional do Trabalho em São Paulo, Luis Claudio Marcolino, ministrou a palestra junto do coordenador do Programa de Inclusão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP), José Carlos do Carmo, o Kal.
“A Lei de Cotas para Deficientes só está sendo fiscalizada nos últimos 15 anos. Em São Paulo, apenas 40% dessas vagas são preenchidas. A maior barreira para a inclusão dos deficientes é o preconceito”, pontuou Kal.
Ainda de acordo com o titular da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes, a lei determina que as empresas brasileiras com mais de 100 empregados preencham de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. “Em todo o País, as empresas até abrem vagas para deficientes, mas não os contratam. Alegam falta de qualificação. Por outro lado, as pessoas com deficiência reclamam que as empresas precisam abrir vagas adequadas às suas necessidades. Por isso estamos intensificando a capacitação”, comentou.
A coordenadoria faz ações pontuais em parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jundiaí (PAT), Educação de Jovens e Adultos (Eja), capacitações por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o apoio do Senac, Senai e Sesi, para que o maior número de vagas no município seja preenchido.
Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio
-
27/01/2026
Jundiaí recebe ‘Carreta do Cozinhalimento’ com workshops gratuitos na área de gastronomia -
25/01/2026
Feirinha de adoção pet e arrecadação de ração marcam presença na Festa da Uva -
24/01/2026
Fundo Social abre inscrições para novos cursos gratuitos de qualificação -
17/01/2026
Festa da Uva conta com Sala Multissensorial para famílias e neurodivergentes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




