Prefeito participa de debate sobre inclusão no mercado de trabalho
Publicada em 11/02/2016 às 12:42O prefeito Pedro Bigardi participou do debate sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, na manhã desta quinta-feira (11), no Fundo Social de Solidariedade (Funss).
Realizada pelas coordenadorias dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Trabalho, Emprego e Renda, a palestra abordou a Lei Federal 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, e que completou 25 anos.
LEIA TAMBÉM
Prefeito participa do encerramento da Conferência Missionária
“Mais do que apenas cumprir a lei, as empresas precisam inserir as pessoas com deficiência de fato na rotina dos empregos. Temos trabalhado pela acessibilidade no esporte, lazer, transporte, saúde, educação, para garantir o direito de todos”, afirmou o prefeito.
O superintendente Regional do Trabalho em São Paulo, Luis Claudio Marcolino, ministrou a palestra junto do coordenador do Programa de Inclusão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP), José Carlos do Carmo, o Kal.
“A Lei de Cotas para Deficientes só está sendo fiscalizada nos últimos 15 anos. Em São Paulo, apenas 40% dessas vagas são preenchidas. A maior barreira para a inclusão dos deficientes é o preconceito”, pontuou Kal.
Ainda de acordo com o titular da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes, a lei determina que as empresas brasileiras com mais de 100 empregados preencham de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. “Em todo o País, as empresas até abrem vagas para deficientes, mas não os contratam. Alegam falta de qualificação. Por outro lado, as pessoas com deficiência reclamam que as empresas precisam abrir vagas adequadas às suas necessidades. Por isso estamos intensificando a capacitação”, comentou.
A coordenadoria faz ações pontuais em parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jundiaí (PAT), Educação de Jovens e Adultos (Eja), capacitações por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o apoio do Senac, Senai e Sesi, para que o maior número de vagas no município seja preenchido.
Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio
-
20/01/2025
Entrada solidária da Festa da Uva será destinada ao Fundo Social de Solidariedade
-
19/01/2025
Com trabalho a todo vapor, Parque recebe os detalhes finais para a Festa da Uva e Expo Vinhos
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Fundo Social divulga a lista de contemplados para os cursos de janeiro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original