Mobilização nacional contra o Aedes chega a Jundiaí

Publicada em 12/02/2016 às 15:47

Depois da Campanha de Combate ao Aedes, com visita em casas de 27 bairros nessa quinta-feira (11), a Prefeitura participa neste sábado (13) do Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti, ação de combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, organizada pelo Governo Federal em todo o País. O secretário Executivo do Ministério das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias, vai estar na cidade para acompanhar as atividades.

CONFIRA AS FOTOS DA CAMPANHA

Em Jundiaí, a ação prevê a distribuição de 18 mil panfletos informativos, das 9h às 17h, por cerca de 300 soldados do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) em oito pontos de grande circulação na cidade: Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz, no Centro), Parque da Cidade, Estação Ferroviária, Estação Rodoviária, Terminal Vila Rami, Terminal Central, Maxi Shopping e Jundiaí Shopping.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura em ‘operação de guerra’ contra o Aedes aegypti

Equipe da Zoonoses estará em dois pontos com material educativo

Equipe da Zoonoses estará em dois pontos com material educativo

Já a Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, reforça a ação com equipes e material educativo em dois pontos (Praça da Matriz e Parque da Cidade). “Vamos estar com nossa equipe do Núcleo de Educação e Saúde mostrando todo o ciclo, desde a larva do mosquito até os sintomas e tratamento das doenças causadas pelo Aedes”, destaca o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. A informação, acredita o secretário, é muito importante para o controle. Quanto mais informada for a pessoa, melhor o resultado.

“Estamos unidos em torno de um só objetivo: acabar com os focos de proliferação do mosquito que transmite o vírus da dengue, do zika e da chikungunya”, afirma Elton Santa Fé. “E só vamos atingir esse objetivo com a adesão de toda a população”, completa.

Soldados do 12º GAC vão distribuir folhetos e orientar moradores

Soldados do 12º GAC vão distribuir folhetos e orientar moradores

Plano nacional
O Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti – “Zika Zero” neste sábado (13) vai ter a participação de 220 mil militares das Forças Armadas em todo o País. Junto com profissionais dos Estados e municípios, eles vão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika. O contingente das Forças Armadas vai ser distribuído entre 356 cidades das 27 unidades federativas.

Com caráter educativo, esta ação visa intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes.

Durante todo o dia, vai ser distribuído material informativo, com explicação das medidas de prevenção. Além disso, os soldados vão orientar os moradores sobre a importância do envolvimento de todos nessas ações.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que conta também com a participação dos governos estaduais e municipais.

Niza Souza
Fotos: Arquivo PMJ e Cleber de Ameida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/12/jundiai-participa-da-mobilizacao-nacional-contra-o-aedes-aegypti/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original