Ministério das Cidades elogia Jundiaí no combate ao Aedes

Publicada em 13/02/2016 às 14:11

O trabalho da Prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti foi elogiado pelo secretário Executivo do Ministério das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias, que esteve na cidade neste sábado (13) participando da mobilização nacional contra o mosquito, organizada pelo Governo Federal em todo o País em parceria com os municípios. O representante do Ministério foi recebido pelo prefeito Pedro Bigardi, que destacou a importância da ação apoiada pelo Exército.

“Hoje é um dia especial de mobilização no país todo, Jundiaí participa desta ação e tem um papel importante devido ao trabalho que vem desenvolvendo em parceria com o Exército no combate ao Aedes aegypti, com resultados positivos para o município”, destacou Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS

LEIA TAMBÉM
Secretário vistoria obras em andamento na cidade
Prefeitura em ‘operação de guerra’ contra o Aedes aegypti

Bigardi destacou parceria entre prefeitura e Exército no combate ao mosquito

Bigardi destacou parceria entre prefeitura e Exército no combate ao mosquito

Em reunião, que contou com a participação do comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, e representantes do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, o secretário de Saúde, Luis Carlos Casarin, apresentou o panorama atual de Jundiaí, onde foram registrados, até o momento, 26 casos de dengue e nenhum de febre chikungunya e zica vírus.

“Fico feliz em ver a situação de Jundiaí, que é privilegiada, com um número de casos de dengue abaixo da média dos municípios brasileiros. As equipes da prefeitura e do Exército estão de parabéns pelo trabalho realizado na cidade”, afirmou Santa Fé.

Em Jundiaí, o Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti contou com a adesão de cerca de 500 soldados do 12º GAC e equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses espalhadas em diversos pontos, à frente de um trabalho de conscientização da população. “O Exército apoia as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em cooperação com a Secretaria de Saúde, em visita aos bairros e espaços públicos no sentido de orientar a população. Os soldados passaram por um treinamento com agentes da Zoonoses e estão aptos a fazer este trabalho de conscientização”, destacou o tenente-coronel Mendes.

O Exército também esteve presente na Campanha de Combate ao Aedes, desenvolvida pela Secretaria de Saúde no último dia 11, quando foram visitadas cerca de 8 mil residências em 27 bairros. Foram coletadas 39 amostras de larvas do mosquito. “É um resultado positivo, considerando que foram 8 mil residências visitadas, o que mostra o pacto da população com o trabalho que vem sendo feito”, disse Casarin. “Trabalho este que tornou Jundiaí referência no combate ao mosquito Aedes aegypti, reconhecido pelo Governo do Estado, que nos procurou para capacitarmos agentes de outros municípios”, completou o secretário.

Conscientização
Após a reunião, o secretário Executivo do Ministério das Cidades foi ver de perto o trabalho realizado pelas equipes da Saúde e do Exército nas ruas de Jundiaí. No Centro, soldados e agentes de saúde orientaram as pessoas, que aprovaram a iniciativa. “É um trabalho muito importante de conscientização. Procuramos fazer nossa parte e orientamos os vizinhos a fazerem a deles. Com a colaboração de todos, fica mais fácil combater o mosquito”, disse o operador Luiz de Souza, 38 anos, que foi abordado no Centro com a família.

Nas ruas de Jundiaí, soldados e agentes de saúde fazem trabalho de conscientização junto à população

Nas ruas de Jundiaí, soldados e agentes de saúde fazem trabalho de conscientização junto à população

A ação foi realizada, das 9h às 17h, em oito pontos de grande circulação na cidade: Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz, no Centro), Parque da Cidade, Estação Ferroviária, Estação Rodoviária, Terminal Vila Rami, Terminal Central, Maxi Shopping e Jundiaí Shopping.

A reunião contou com a participação dos secretários de Educação, José Renato Polli; de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior; de Negócios Jurídicos, Edson Rocha; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; de Comunicação Social em exercício, Anelso Paixão; do chefe de Gabinete, Alan Piccolo; do coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari; e do superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/13/ministerio-das-cidades-elogia-jundiai-no-combate-ao-aedes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original