Idosos do São Camilo prestigiam exposição no Solar

Publicada em 18/02/2016 às 18:09
A grande atração foram as lowbikes customizadas

A grande atração foram as lowbikes customizadas

Uma parceria entre as secretarias de Cultura, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) possibilitou a visita de idosos do São Camilo ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão. Eles prestigiaram a exposição “O Sanca é Nóis – O Rolê de Lowbike da Quebrada para o Centro”, produzida pelo grupo do bairro The Kings. O encontro foi nesta quinta-feira (18).

Os visitantes participam dos grupos de Estratégia da Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro.

“Essas ações têm como objetivo fazer com que eles ocupem os espaços públicos. Muitos aqui nunca entraram no museu e isso resgata o sentimento de que fazem parte da cidade, além de garantir a qualidade de vida. É uma mescla entre saúde, cultura e socialização que vem dando muito certo”, explicou a agente de saúde Sue Ellen Cristina de Souza.

LEIA TAMBÉM
Cultura incentiva projetos sociais nas escolas de samba
Medeiros recebe espetáculo ‘Ser tão de origem’ nesta sexta (19)
Exposição apresenta projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo

“Essa é uma forma de agradecer e prestar contas a todos vocês. A exposição traz um pouco do bairro que vocês ajudaram a construir com muito esforço em forma de arte, produzida pelos jovens da sua comunidade. Essa mistura de cultura, trabalho e lazer promove o fortalecimento das relações e engrandece o trabalho e a dedicação de muitos”, disse o psicólogo e coordenador do Cras, Luis Guilherme Camargo.

Cerca de 40 idosos participaram da atividade e puderam também conhecer a história do museu e das peças de seu acervo fixo, trocando experiências e relembrando fatos marcantes da cidade que vivenciaram.

A exposição
A grande atração do dia foram as bicicletas customizadas da The Kings. Inspiradas em modelos dos lowrides, carros com a suspensão modificada famosos nas décadas de 50 a 70, as lowbikes chamaram atenção por seus detalhes feitos de forma artesanal pelo grupo.

“Costumamos dizer que nossas peças vão do lixo ao luxo. A maioria das bicicletas foi jogada e nós recuperamos e transformamos”, disse Jensen Silva, um dos idealizadores da exposição assessorada pela Diretoria de Ação Comunitária.

Helena Santana de Souza, moradora do São Camilo há 33 anos, ficou maravilhada com o que viu. “Fico muito feliz de o nosso bairro estar tão bem representado e ainda por cima no museu. Isso faz com que muitas pessoas nos enxerguem de maneira diferente e consigam perceber as relíquias e riquezas que temos. É maravilhoso estar aqui e comemorar junto com essa juventude”, concluiu.

O fator social também impressionou o diretor de Ação Comunitária, Kleberson Alexandro Pinto. “Se pensarmos que este local, há algum tempo, não era frequentado por grupos de periferia e hoje é palco de uma exposição da cultura urbana de comunidade, constatamos que essa nova postura do Governo, que se preocupa com políticas públicas para descentralizar a cultura, está dando muito certo. Caminhamos para uma revolução artística graças a oportunidades como essa, dadas pelo secretário de Cultura, Tércio Marinho, e o prefeito Pedro Bigardi”, disse.

A exposição também apresentou grafites e um mural de fotos das atividades no bairro, momento em que muitos idosos se reconheceram nas imagens. O período expositivo segue até o sábado (27).

Participaram também os agentes de saúde Adriana Nascimento e Daniele Camargo, a técnica de enfermagem Jacqueline Barbosa, o estagiário de medicina Juan Carlos Ortiz, a enfermeira Williana Fernandes e a médica Maria Regina Secches.

Cerca de 40 idosos participaram da atividade

Cerca de 40 idosos participaram da atividade

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/18/idosos-do-sao-camilo-pretigiam-exposicao-no-solar-do-barao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original