Saúde faz capacitação de dança circular para profissionais da rede
Publicada em 29/02/2016 às 17:00Cuidar da saúde da população, e não apenas da doença. É com esse foco que a Secretaria de Saúde vem trabalhando para reformular e intensificar as ações e serviços oferecidos na rede de atenção básica da cidade. Dentro dessa política, o apoio das chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) é fundamental.
LEIA MAIS
Médicos do São Vicente fazem show beneficente
Obras de saúde, educação e mobilidade avançam na região Sul
Para envolver e incentivar os profissionais da rede a mudar a cultura dos moradores de procurar a unidade básica apenas para cuidar da doença, a Diretoria de Atenção à Saúde promove, a partir de quarta-feira (2), um curso de danças circulares. “O objetivo é capacitar profissionais de saúde para as danças como recurso de promoção da saúde, na perspectiva da prevenção, voltada para o cuidado integral”, destaca a referência técnica das Pics, Siane Benachio.
A dança circular, explica Siane, é uma das estratégias que visam melhorar a qualidade de vida, a inclusão social e a prática de educação e saúde, além de atuar em parceria com projetos terapêuticos singulares (conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas em discussão coletiva interdisciplinar).
A capacitação é voltada para profissionais da rede municipal de saúde que atuam na atenção primária, em especial equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Academia de Saúde (PAS) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Ao todo, serão oito encontros, sempre às quartas-feiras, das 8h às 12h, até 20 de abril. “O curso será certificado e contará com material de apoio para formação de grupos de dança circular nos equipamentos da rede de saúde. A ideia é que esses profissionais incluam a atividade na programação da unidade”, diz Siane.
O curso conta com o apoio da Escola de Governo e Gestão, onde serão ministradas as aulas, e da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).
Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original