Viagem Fantástica conta a história do Teatro Polytheama

Publicada em 29/02/2016 às 17:50

Aos 104 anos, o Teatro Polytheama guarda histórias pouco conhecidas do público que frequenta a sala de espetáculos Deolinda Copelli. Neste mais de um século de vida, o espaço passou por várias transformações, descritas com riqueza de detalhes pelas atrizes Carol Ungaro e Carol Ferretti na Viagem Fantástica, projeto promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que iniciou a temporada 2016 nesta segunda-feira (29). Participaram da primeira ‘viagem’ do ano um grupo de estudantes da Fatec Jundiaí.

“Este projeto tem um viés diferente. Não é uma simples visita monitorada. Ele cria um vínculo afetivo entre teatro e quem participa da ‘viagem’, que narra os mais de cem anos do Polytheama”, destaca a diretora dos Teatros Heloísa Oliveira.

Baseada em minuciosa pesquisa histórica, a Viagem Fantástica começa em 1911, ano de fundação do teatro, na época chamado de “Pavilhão Polytheama”. Daí em diante, as ‘Caróis’ contam a história e percorrem todo o espaço utilizando-se de recursos da dramaturgia para prender a atenção dos participantes.

LEIA MAIS
Cultura participa do lançamento dos Concertos Astra-Finamax

Atrizes utilizam recursos da dramaturgia para prender a atenção dos participantes

Atrizes utilizam recursos da dramaturgia para prender a atenção dos participantes

Entre as curiosidades estão a reinauguração do prédio em 1928 como cineteatro, shows com estrelas da Jovem Guarda, como Jair Rodrigues e o rei Roberto Carlos na década de 60, o fechamento em 1975, a aquisição do teatro pelo município na gestão do então prefeito Pedro Fávaro, em 1980, o projeto da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, em 1985, e a reinauguração do teatro reformado em 1996.

“É a primeira vez que entro no Teatro Polytheama, não conhecia sua história, é realmente fantástica. Quero vir no próximo espetáculo que tiver”, afirmou a estudante de Eventos, Ariane Gonçalves, de 23 anos, moradora de Itupeva.

Para a maquiadora Eliane Alves, de 33 anos, participar da Viagem Fantástica mudou a forma de ver o teatro. “Tive a oportunidade de maquiar artistas que passaram pelo Polytheama e fiquei emocionada ao conhecer sua história por meio deste projeto tão interessante.”

As ‘viagens’ têm duração de 50 minutos e os grupos são divididos em, no máximo, 35 pessoas. Os interessados em participar podem fazer o agendamento pelos telefones (11) 99673-4542 com Carol, (11) 4586-2472 com Maria Antonia ou pelo email viagempolytheama@gmail.com.

Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/29/viagem-fantastica-conta-a-historia-do-teatro-polytheama/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original