Fundação Serra do Japi prepara novos circuitos de trilhas para visitantes

Publicada em 07/03/2016 às 15:13

As comemorações dos 33 anos do tombamento da Serra do Japi como monumento natural do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (8), ganham um componente a mais. A Fundação Serra do Japi anuncia a proposta de inclusão de duas novas trilhas no sistema de visitação monitorada da Reserva Biológica de Jundiaí.

CONFIRA OS CIRCUITOS EXISTENTES

Os circuitos de trilhas Bromélias e Figueiras vão ter atividades em caráter experimental nos próximos meses para, então, serem incorporados aos outros sete em uso.

LEIA TAMBÉM
Evento comemora 33 anos de tombamento da Serra do Japi
Plano Diretor libera versão final de anteprojeto de consenso

Flávio Gramolelli, da Fundação Serra do Japi, anuncia duas novas trilhas erm carater experimental

Flávio Gramolelli, da Fundação Serra do Japi, anuncia duas novas trilhas erm carater experimental

“Primeiro temos que avaliar suas características e a capacidade de carga para se saber de qual grau de dificuldade vão fazer parte. Mas, o mais importante é oferecer educação ambiental de qualidade sem interferir no ambiente natural”, ressalta o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli.

Bromélias e Figueiras percorrem em antigas estradas de servidão e sua liberação não impõe qualquer degradação à natureza, assim como outros sete circuitos já catalogados.

CONFIRA OS CIRCUITOS EXISTENTES

As trilhas experimentais são mais uma possibilidade dos apaixonados pela natureza desfrutarem todas as belezas do “pulmão verde” de Jundiaí, que abrange ainda cidades que formam o Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

O 33º aniversário de tombamento da Serra do Japi tem extensa programação, com mais uma edição do Energiza Jundiaí, a partir das 7h45, com uma caminhada.

O programa de sucesso é desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Fundação Serra do Japi. Logo em seguida vai haver um café da manhã e um bate papo educativo, que tem como proposta conscientizar os participantes sobre a importância da preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Ainda na Serra do Japi ocorre a atividade da Guarda Municipal sobre a troca de fardamento da Divisão Florestal.

A partir das 15h, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente promove, no auditório do Paço Municipal, palestras do pesquisador e professor João Vasconcellos Neto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e dos diretores do Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), a historiadora Elisabete Mitiko Watanabe e o arquiteto urbanista Elizeu Marcos Franco.

Na abertura do evento do Paço Municipal, vai ser feita homenagem aos jundiaienses que se mobilizaram pela preservação da Serra do Japi, especialmente na passeata de 31 de julho de 1978.

Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/07/fundacao-serra-do-japi-prepara-novos-circuitos-de-trilhas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original