Coordenadorias orientam contratantes sobre deficiência
Publicada em 09/03/2016 às 17:49Quase um mês após um encontro para discutir a empregabilidade da pessoa com deficiência, no dia 11 de fevereiro, as coordenadorias de Trabalho, Emprego e Renda e dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Copede) encerram a segunda fase da ação: buscar individualmente com entidades, secretarias e sindicatos a inclusão no mercado de trabalho.
No primeiro encontro, o prefeito Pedro Bigardi comentou sobre Lei Federal 8.213, a Lei de Cotas.“Mais do que apenas cumprir a lei, as empresas precisam inserir as pessoas com deficiência de fato na rotina dos empregos. Temos trabalhado pela acessibilidade no esporte, lazer, transporte, saúde, educação, para garantir o direito de todos”, afirmou.
Segundo o titular da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, Vitor Machado, os encontros são para orientação dos contratantes. “Essa é uma preocupação da administração Pedro Bigardi. A próxima ação vai ser o encontro do Superintendente Regional do Trabalho, Luiz Claudio Marcolino, com os dirigentes sindicais de Jundiaí, para obter deles a ajuda no cumprimento da Lei”, explica.
LEIA TAMBÉM
Plano Diretor desenha uma Jundiaí acessível para todos
Deficientes visuais visitam exposição ‘Avessos’ na Pinacoteca
Na segunda fase, as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e Agricultura, Abastecimento e Turismo se mobilizaram para que as empresas que chegarem na cidade e as redes hoteleiras pensem na acessibilidade e cotas.
“Muitas pessoas com deficiência dizem que as empresas precisam abrir vagas adequadas às suas necessidades. Por isso estamos intensificando a capacitação”, disse o responsável pela Copede, Reinaldo Fernandes.
Também tiveram reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (Sitac), Sindicato dos Professores de Jundiaí (Sinpro), Sindicato dos Trabalhadores do DAE, Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região, e Sindicato dos Gráficos.
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) também participou de encontros, mas com objetivo de divulgar entre as escolas a conscientização de empregabilidade de pessoa com deficiência, além da campanha Estacione Consciente, da Secretaria de Transportes em parceria com a Copede.
Um grupo de trabalho vai ser criado para acompanhar as próximas ações.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
13/11/2024
Ação de empregabilidade reúne grandes empresas com oportunidades de emprego
-
11/11/2024
Emprego: mais de 5 mil vagas no portal Jundiaí Empreendedora
-
06/11/2024
Iniciativa da Prefeitura visa empregar pessoas em situação de vulnerabilidade
-
04/11/2024
Portal Jundiaí Empreendedora é destaque com mais de 5 mil vagas de emprego
Baixe as fotos desta notícia na resolução original