Solenidade marca comemoração dos 48 anos da FMJ

Publicada em 14/03/2016 às 14:41

Uma solenidade especial, na manhã desta segunda-feira (14), marcou a comemoração dos 48 anos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Cerca de 200 pessoas, entre alunos, autoridades, professores e funcionários, participaram da celebração.

Convidado especialmente para o evento, o secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Casarin, ministrou a aula inaugural e falou da importância de Jundiaí ter uma das melhores faculdades de medicina do País. “Não é exagero falar isso. A faculdade é motivo de orgulho para cidade e para o governo”, frisou. Casarin também mencionou a aproximação entre a Secretaria de Saúde do município e a faculdade.

LEIA TAMBÉM
Faculdade de Medicina de Jundiaí está entre as melhores do Estado
Pesquisa do Hospital Universitário sobre zika precisa de voluntários

Celebração contou com participação de diretores da FMJ e autoridades

Celebração contou com participação de diretores da FMJ e autoridades

A sessão solene foi aberta pelo diretor da FMJ, Itibagi Rocha Machado. Na sequência o vice-diretor, Edmir Américo Lourenço, também reiterou a parceria da faculdade com a Secretaria Municipal de Saúde. “É fundamental a parceria, pois permite que professores e alunos trabalhem bem próximos à população, atuando de forma decisiva nos ambulatórios e hospitais”, disse, destacando os desafios e conquistas nestes 48 anos de história.

Secretário Casarin falou sobre a importância do SUS

Secretário Casarin falou sobre a importância do SUS

Durante a aula inaugural, Casarin também apresentou datas históricas para saúde do País, como a criação de postos de puericultura em 1956, que foi a origem das conhecidas Unidades Básicas; a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, que propôs a criação do Sistema Único de Saúde (SUS); a Constituição de 1988, que contemplou no artigo 196 o direito à saúde; e os princípios constitucionais do SUS – universalidade, integralidade e equidade. “Temos o maior Sistema Público de Saúde do mundo”, afirmou.

Casarin ainda listou alguns indicadores de saúde positivos, como expectativa de vida, mortalidade infantil e mortalidade materna. “Com todos os problemas de saúde e muitas críticas, o SUS conseguiu salvar muitas vidas”, finalizou.

O superintendente do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, Francisco Claro, e o diretor da Escola de Governo e Gestão, da Prefeitura, também participaram da solenidade.

Assessoria de Imprensa FMJ
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/14/solenidade-marca-comemoracao-dos-48-anos-da-fmj/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original