Crianças da rede municipal descobrem o Jardim Botânico
Publicada em 16/03/2016 às 16:42A garotada da Emeb Ana Rita Alves Ludke, da Vila Alvorada, formou fila para, com um estetoscópio em mãos, ouvir o transporte de seiva dentro de uma árvore. A atividade curiosa foi um dos pontos altos da visita que a turma fez ao Jardim Botânico, na manhã desta quarta-feira (17), dentro do Projeto Vivências, uma parceria do Núcleo de Educação Socioambiental da Secretaria de Educação, com o Botânico, da Secretaria de Serviços Públicos.
Os visitantes conheceram as trilhas, coleções botânicas e jardins temáticos de maneira lúdica e divertida. Entre as crianças estava Vinícius da Costa Zordan Lopes, de sete anos. Curioso e atento a cada informação passada pelos monitores, o garoto não economizou nas perguntas e contou que gostou do que viu. “Achei tudo muito bonito, principalmente a Ponte dos Desejos. Foi um passeio muito legal.” Assim como ele, Vitória Maria do Amaral Martins, de sete anos, aprovou. “Vi plantas muito lindas. É primeira vez que venho e gostei muito.” Quem também se encantou foi Marcelo Fernando Sousa Resende, de oito anos. “Eu já conhecia o lugar, mas achei o passeio com o pessoal da escola diferente. Vi lugares novos e amei os macaquinhos.”
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De acordo com a coordenadora do trabalho no Botânico, Débora Scarpinelli, o projeto “Vivências” atendeu em 2015, seu ano de estreia, cerca de 12 mil alunos das escolas municipais. Só no Jardim Botânico foram quatro mil visitantes. As crianças conheceram também locais como o Cream, DAE, Museu Histórico e Cultural Solar do Barão e Mata Ciliar. O projeto foi retomado essa semana e os agendamentos acontecem diretamente entre as escolas e o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream).
“As visitas são de acordo com o trabalho que a escola desenvolve com as crianças”, explica a coordenadora. Para ela, as atividades fora das salas de aula são experiências transformadoras para os alunos. “O contato com o ambiente natural é gratificante e marcante para eles. É diferente de conhecer algo por meio de vídeos ou fotos.”
O engenheiro florestal do Jardim Botânico, Thiago Pinto Pires, conta que durante as visitas os monitores frisam a importância das coleções botânica e conservação para evitar a extinção das plantas e falam da biodiversidade. “É a oportunidade de unir a educação formal, das salas de aula, com a educação não formal, no qual o conhecimento está atrelado à experiência direta.”
Além disso, também em parceria com a Secretaria de Educação, há o projeto “Escola Verde”, que leva educação ambiental para unidades escolares. Em abril, o projeto será apresentado no Congresso Nacional de Educação Ambiental. Criada em 2014, a proposta já atendeu a mais de 60 escolas e mais de 800 mudas foram plantadas nas unidades. A proposta já capacitou mais de 1500 profissionais ligados à Secretaria de Educação, entre eles diretores, coordenadores pedagógicos, agentes de desenvolvimento infantil e professores.
Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida
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