Jundiaí une esforços pela preservação de nascentes

Publicada em 21/03/2016 às 18:37

Nesta terça-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura, com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e a DAE Jundiaí, firma parceria com a AmBev e com a organização ambientalista The Nature Conservancy (TNC) para viabilizar projeto de preservação e recuperação de nascentes no município e também incrementar os serviços ambientais locais relacionados à disponibilidade e qualidade de água.

“O poder público e a coletividade possuem o dever de preservar o meio ambiente, constitucionalmente garantido e de forma ecologicamente equilibrada, para as presentes e futuras gerações”, destaca o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Prefeito participa do Congresso da Cidade
Prefeito participa da entrega subsídios a agricultores
Prefeito Pedro Bigardi participa de premiação no Arena Cross

Prefeito Pedro Bigardi assina lei que cria o Programa Nascentes Jundiaí

Prefeito Pedro Bigardi assina lei que cria o Programa Nascentes Jundiaí

Para marcar a parceria, o prefeito vai assinar a lei 12.008, que cria o Programa Nascentes Jundiaí para conservação, recuperação e proteção de mananciais de água. O ato, a partir das 10h, vai contar ainda com o plantio simbólico da “árvore fundamental” na propriedade do agricultor Roberto Fumachi, no bairro da Roseira, uma das 33 propriedades rurais a serem recuperadas na bacia do rio Jundiaí-Mirim na primeira fase do programa, abrangendo 440 hectares.

Com o programa, aberto a novas parcerias, os agricultores deixam de ter o custo de recuperar as áreas de preservação próximas das mais de 1,4 mil nascentes do município mapeadas ao longo de três anos pela DAE Jundiaí e pela TNC, com apoio da Fundação Femsa.

Para a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, essa etapa é também preparatória para o futuro Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), definido no novo Plano Diretor Participativo (em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente) que está sendo concluído na cidade.

Primeira fase pretende recuperar 440 hectares na bacia do Jundiaí-Mirim

Primeira fase pretende recuperar 440 hectares na bacia do Jundiaí-Mirim

No caso da TNC, o projeto em Jundiaí integra a chamada Coalizão Cidades pela Água, iniciativa que pretende ampliar a segurança hídrica em 12 regiões brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo-Campinas e Vitória.

“As soluções baseadas na natureza, como a recuperação de florestas, precisam integrar as ações que os governos e as empresas apoiam para ampliar a segurança hídrica, o que está sendo feito com essa iniciativa em Jundiaí”, afirma o gerente Nacional de Água da TNC, Samuel Barrêto.

De acordo com a AmBev, que tem unidade no município, Jundiaí é referência industrial com um dos menores índices de consumo do recurso entre todas as suas fábricas (em 2015, conseguiu reduzir em 5% o volume de água usado ao longo de todo o processo produtivo). “Temos colaborado há mais de cinco anos com o Projeto Bacias e estar na coalizão é uma maneira de somar esforços para a melhoria da questão hídrica no país”, afirma a gerente de relações socioambientais da AmBev, Simone Veltri.

Além da produção de água para as cidades, a zona rural também produz outros serviços coletivos como turismo, paisagens cênicas, benefícios climáticos, raízes culturais, biodiversidade natural e obviamente da produção de alimentos, entre outros. Em Jundiaí, esse debate tornou-se mais intenso depois da recente crise hídrica de 2014-2015.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/21/jundiai-une-esforcos-para-viabilizar-preservacao-de-nascentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original