Cobema amplia campanha de posse responsável a escolas

Publicada em 28/03/2016 às 15:52

Uma parceria entre projetos das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Educação motivou uma série de palestras da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) para educadores da escola municipal de educação básica EMEB Judith de Almeida Curado Arruda, no bairro Cidade Nova 1.

Além da iniciativa, o trabalho também é parte dos preparativos para uma ação mais ampla em toda a cidade sobre a guarda responsável dos animais, ponto considerado fundamental para o enfrentamento do problema do abandono dos animais domésticos (“pets”) na cidade.

LEIA TAMBÉM
Plano Diretor é concluído no Congresso da Cidade
Jundiaí leva urbanismo caminhável a estudo nacional

Médicos-veterinários e educadores: trabalho conjunto por consciência ambiental

Médicos-veterinários e educadores: trabalho conjunto por consciência ambiental

A equipe da Cobema falou na quarta-feira (23) a duas turmas de educadores da escola que desenvolvem uma agenda relacionada ao projeto Escola Verde, orientada pelo Núcleo de Educação Socioambiental da Educação. Iniciado em 2015, o projeto promoveu o plantio de 31 árvores no interior da escola e teve entre seus resultados avaliados a presença continuada das mesmas no ano posterior, além de conhecimentos sobre as espécies envolvidas.

Neste ano, o projeto educacional vem trabalhando com questões como os animais sinantrópicos (que se desenvolvem no ambiente alterado pelo ser humano, como as cidades, entre os quais estão vetores de doenças) e também a questão do abandono de animais domésticos. A Cobema colaborou nesse ponto, com esclarecimentos sobre métodos usados para a adoção consciente (que vai evitar o abandono mais à frente) e a posse responsável (com cuidados como vacinação, castração e saúde do animal).

A cooperação entre as duas áreas está sendo também cooperativa para o formato de uma campanha educativa mais ampla, incluindo também estudos de materiais de apoio pela Secretaria de Comunicação Social.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/28/cobema-amplia-campanha-de-posse-responsavel-a-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original