GGIM e Guarda Municipal vão a encontro de segurança pública

Publicada em 31/03/2016 às 18:01

Responsáveis pelo setor de segurança pública e comandantes de guardas municipais de 13 municípios se reuniram, nesta quinta-feira (31), na sede da Guarda Municipal de Campinas, com o objetivo de estreitar relações quanto ao programa de ações integradas que envolvem as corporações.

O encontro teve como principal item da pauta as discussões sobre as vantagens e desvantagens da integração do Detecta, ferramenta de monitoramento criada pelo Estado, aos sistemas de câmeras avançados já existentes nas corporações.

LEIA TAMBÉM
Comitê de Combate a Incêndios traça planos para estiagem
Delegado da PF diz que Jundiaí tem potencial para delegacia
Centro de Monitoramento da GM recebe visita de desembargador

Coordenador do GGIM, José Carlos Pires, fala durante encontro realizado em Campinas

Coordenador do GGIM, José Carlos Pires, fala durante encontro realizado em Campinas

A principal dúvida é quanto à valia da contrapartida oferecida pelo governo aos municípios. “As guardas têm equipamentos de ponta e atingiram este patamar graças ao investimento de recursos próprios. É claro que qualquer tipo de união que contribua para o aperfeiçoamento da segurança pública é válido, mas a maneira prática de como vai ser feito o compartilhamento de informações tem que ser conversada”, destaca o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.

Dúvidas que surgiram durante o encontro em Campinas foram anotadas para a elaboração de um documento que vai servir como minuta de uma futura reunião entre os municípios e representantes do Estado.

“Este encontro foi positivo para sabermos a opinião das cidades, que como Jundiaí, investiram em tecnologia para melhorar a segurança pública, sobre a integração coma ferramenta criada pelo governo. Nossa intenção é sempre melhorar as condições para aumentar as estratégias de combate à criminalidade”, acrescenta Ferraz.

Dezoito municípios, que formam Aglomeração Urbana de Jundiaí, Região Metropolitana de Campinas e ainda Limeira, fazem parte do programa de compartilhamento de informações (Crim). Juntos contam 700 câmeras OCR (as que leem placas de veículos). O resultado é de 100% de veículos fotografados, cerca de 80% de leitura de placas, além de detectarem 3 milhões de passagens veiculares por dia.

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/31/ggim-e-guarda-municipal-vao-a-encontro-de-seguranca-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original