Jundiaí mostra como garantir origem de alimentos orgânicos

Publicada em 08/04/2016 às 15:47

O crescimento do vegetarianismo ou mesmo a simples preocupação com alimentos saudáveis tem aumentado a atenção para os chamados produtos orgânicos, cultivados sem o uso dos agrotóxicos. Em meio a um contexto de dúvidas sobre a garantia de origem dos alimentos, a Prefeitura de Jundiaí tem fortalecido uma alternativa bastante confiável aos moradores.

Formada por agricultores e aberta a outros interessados, a organização social Jundiaí Orgânicos promove aos sábados, no Jardim Botânico, e aos domingos, na esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre, sempre das 8h às 12h, a feira que concentra esse tipo de produto (embora também participem de forma individual de outros espaços e feiras).

LEIA TAMBÉM
‘Sexta no Centro’ começa temporada 2016 com atrações
Programa Jundiaí Feito à Mão é atração no fim de semana
Rota Turística do Castanho prepara teste de ‘experiência vivencial’

Feira Orgânica é opção no fim de semana dos jundiaienses

Feira Orgânica é opção no fim de semana dos jundiaienses

Como funciona? Criada há pouco mais de dois anos com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, é um sistema onde os agricultores praticam venda direta com certificação, mas ainda sem usarem o selo de produto orgânico (voltado apenas para quem faz parte do sistema de certificação participativa ou que usa auditoria externa).

Nas barracas, os visitantes encontram um certificado visível do Ministério da Agricultura, que informa existir ali um controle social cooperativo.

Mas não é apenas a origem que os moradores encontram como diferencial nesse caso, mas também a variedade. Como trabalham com produção e venda, os participantes apresentam uma diversidade de cultivos que passam de verduras, frutas e legumes tradicionais até ingredientes alimentares mais raros como a hortaliça ora-pro-nobis e outros.

A conversa com os agricultores também rende boas dicas de como evitar a perda de talos, folhas e outras partes dos alimentos e até mesmo sobre o meio ambiente. Não é difícil ficar apaixonado pela agricultura orgânica e, mesmo que não seja possível tornar-se totalmente vegetariano certamente vai render uma alimentação mais variada e rica em nutrientes sadios.

Quem tiver interesse em participar diretamente como colaborador da OCS Jundiaí Orgânicos também pode contatar a Diretoria de Agronegócios, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. O telefone é (11) 4589-8581 e o endereço eletrônico de Sérgio Pompermaier em spompermaier@jundiai.sp.gov.br e de Felipe Maghro em fmagro@jundiai.sp.gov.br

José Arnaldo de Oliveira
Foto: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/08/jundiai-mostra-como-garantir-origem-de-alimentos-organicos/