Consórcio debate projetos para caso do aterro regional de Várzea

Publicada em 27/04/2016 às 13:22

As novas alternativas para o aterro regional que funcionou entre 1986 e 2006 e que continua gerando custos de monitoramento aos municípios envolvidos no Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (Cias) foram discutidos em reunião nesta terça-feira (26).

Ao lado de Várzea Paulista e Jundiaí, mantidos na presidência e vice-presidência do consórcio, participam da entidade jurídica os municípios de Vinhedo, Campo Limpo Paulista, Louveira e Cajamar.

LEIA TAMBÉM
Praça do Vianelo recebe festa nesta sexta-feira (29)
Jundiaí é destaque em Congresso Nacional de Educação Ambiental

Reunião foi realizada no Paço com representantes dos seis municípios

Reunião foi realizada no Paço com representantes dos seis municípios

“Até por uma questão de estabilidade, o consenso foi manter as atuais formações do conselho consultivo e fiscal”, afirmou o prefeito, ao lado dos prefeitos Juvenal Rossi (Várzea Paulista) e Jaime Cruz (Vinhedo) e técnicos das demais cidades.

O passivo ambiental deixado pelas questões crescentes dos resíduos sólidos, popularmente chamado por lixo, é visto nesse caso.

O custo fixo da atual produção mensal de 11 mil toneladas (ou 11 milhões de quilos) de resíduos gerados pela população de Jundiaí, levados ao Aterro Sanitário de Santana do Parnaíba, é de R$ 1,8 milhão por mês para transporte, transbordo e destinação final,

Mas Jundiaí participa do rateio proporcional do custo mensal do CIAS no patamar total de R$ 400 mil para monitoramento de emissão de chorume e gases do antigo aterro em Várzea Paulista, obrigatório até pelo menos 2026 em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado por todas as cidades envolvidas.

A reunião teve a presença de uma equipe da área de governos da Caixa Federal, que ofereceu serviços de modelagem financeira para futuras alternativas como Parcerias Público-Privada (PPP) em convite do presidente do consórcio, Juvenal Rossi, e do diretor do aterro, Hélio Frigeri.

O secretário Aguinaldo Leite, titular de Serviços Públicos de Jundiaí e também integrante do conselho do CIAS, citou estudos da Alemanha, atual parceira do município no tema, que mostraram o custo fixo de monitoramento de aterros sanitários em 50 anos.

“Foi o que os levou a descobrirem os recursos disponíveis nesse material e as tecnologias para sua viabilização. A valorização dos resíduos sólidos precisa ser uma meta”, afirmou.

Reunião foi realizada no Paço com representantes dos seis municípios

Reunião foi realizada no Paço com representantes dos seis municípios

Além das PPPs, outras alternativas podem ser discutidas, como alguma contrapartida que envolva tecnologias de recuperação de materiais e também de revalorização de imóveis na região do antigo aterro ou de meios de cooperação internacional.

Os trabalhos serão conduzidos pelos técnicos dos seis municípios nas próximas semanas e o rumo escolhido poderá até mesmo reunir outras cidades.

Para a população, o custo de soluções para esse legado mostra que a poluição difusa do lixo de cada pessoa tem custos não apenas para o meio ambiente mas para toda a comunidade. E também que novas tecnologias podem melhorar uma mudança de atitude coletiva com soluções concretas, mas exigem etapas de implantação.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/27/consorcio-debate-projetos-para-caso-do-aterro-regional-de-varzea/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original