Jundiaí recebe novo lote de vacinas contra gripe
Publicada em 02/05/2016 às 13:54Devido à grande procura pela vacina contra a gripe neste ano e do número reduzido de doses enviadas pelos governos Estadual e Federal, algumas unidades básicas de saúde de Jundiaí estão com os estoques baixos ou até esgotados.
Nesta segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um novo lote do Governo do Estado e iniciou imediatamente a distribuição. Apesar disso, a situação é tranquila na cidade e a orientação é para que as pessoas retornem às unidades a partir desta terça-feira (3), lembrando que a campanha prossegue até dia 20 de maio.
“No sábado, dia D da campanha, graças ao esforço das equipes das unidades de saúde conseguimos remanejar algumas doses para locais onde houve maior procura e atendemos a todos. Nesta segunda, recebemos um novo lote que deve garantir a campanha nos próximos dias”, explicou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.
LEIA TAMBÉM
Eventos celebram Dia do Trabalhador na cidade
Vacinação contra gripe atende todos no primeiro dia
Nesta primeira etapa da campanha, a vacinação na rede pública é dirigida para pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, consideradas com maior risco de complicações da doença: idosos (a partir de 60 anos), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres dentro do período de até 45 dias após o parto) e profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto-atendimento públicos e privados e nas unidades básicas de saúde. Esses profissionais serão vacinados em seus locais de trabalho.
A partir de 9 de maio, começa uma segunda etapa da campanha, voltada para pessoas com comorbidades (portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatia e outras) e outros profissionais de saúde (mediante apresentação de crachá, carteira de registro ou holerite). “Essa estratificação segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde, que não enviou todas as doses necessárias para este sábado”, reforça Casarin.
Balanço divulgado nesta segunda-feira (2) pela Vigilância Epidemiológica mostra uma boa cobertura no dia “D” da campanha. Segundo dados, apenas no sábado (30) foram imunizadas 29.064 pessoas, equivalente a 38% do público-alvo, estimado em 76.441 pessoas. O grupo das crianças entre 6 meses e 4 anos teve 46,7% de cobertura, maior índice registrado na cidade. A menor cobertura foi no grupo das gestantes, com apenas 29,4%.
Niza Souza
Foto: Paulo Grégio
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
07/12/2024
Estratégias são reforçadas para enfrentamento da dengue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Baixe as fotos desta notícia na resolução original