Frutas ganham seleção eletrônica no Traviú

Publicada em 24/05/2016 às 17:05

Com quase 30 produtores envolvidos em sua dinâmica, a Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias (NSV Frutas) é uma das maiores processadoras de caqui na região e a nova máquina eletrônica de classificação de frutas também vai funcionar com outras espécies, como ameixa, pêssego, nectarina, nêspera e outras.

“Esse avanço vem nos permitir um trabalho ainda mais organizado. O fato de termos uma cooperativa aqui nos faz lembrar que o próprio bairro rural do Traviú surgiu de um grupo de imigrantes italianos da região do Vêneto que comprou essas terras graças à sua união”, afirma o atual presidente da NSV Frutas, Orlando Steck.

LEIA TAMBÉM
Cooperativa de Vinho é pioneira em ‘caminhão envasador’
Jundiaí prepara caravana de agricultores para Hortitec 2016
Jundiaí confirma tendência de crescimento de rotas turísticas
Jundiaí reforça pioneirismo agrícola com R$1,8 milhão em projetos inovadores

 A secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira, durante visita


A secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira, durante visita

O equipamento organiza a seleção das frutas e depois organiza sua circulação entre as equipes de embalamento. Uma segunda etapa está pronta também com circulação permanente das embalagens de papelão, criada também pela cooperativa em 2002, por toda a linha de trabalho.

Técnicos estaduais e municipais e o presidente da NSV, Orlando Steck

Técnicos estaduais e municipais e o presidente da NSV, Orlando Steck

Entre agricultores experientes e as novas gerações, criou-se um elo pela facilidade com que estes lidam com os comandos eletrônicos e as referências de produção e mercado acumuladas pelos primeiros. Além de Jundiaí e Louveira, o sistema envolve propriedades em outros municípios e gera pelo menos 170 empregos diretos.

A inovação no processamento e anteriormente nas embalagens segue uma filosofia adotada pela cooperativa, em que a qualidade das frutas é feita no campo, mas a conservação desta qualidade exige uma embalagem que ofereça proteção, boa apresentação, informações sobre os produtos, racionalização do transporte e armazenagem. De acordo com a cooperativa, todas as embalagens são paletizáveis (que cabem na estrutura de transporte adequada), novas, limpas e secas dentro de padrões gerais a cada fruta.

José Arnaldo de de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/24/frutas-ganham-selecao-eletronica-no-traviu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original