‘Arte Eco’ abre Semana do Meio Ambiente 2016 nesta segunda-feira (30)
Publicada em 25/05/2016 às 16:00Uma feira com produções artesanais totalmente orientadas para materiais reaproveitados, reutilizados ou reciclados é a primeira atração da Semana do Meio Ambiente 2016 e vai ficar desta segunda (30) a sexta-feira (3) no pátio interno do Paço Municipal.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
LEIA TAMBÉM
‘EIV’ gerou benefícios de mais de R$ 20 milhões à cidade
Jundiaí une futuro, caminhabilidade, patrimônio e ambiente
Jundiaí entrega Plano Diretor Participativo para a Câmara Municipal
Intervenção de ‘ciclofaixa’ na Nove de Julho encerra campanha Maio Amarelo
Além da feira, a programação inclui diversas oficinas, como de hortas urbanas, jardinagem, plantas não-convencionais ou conversa sobre orgânicos; atividades físicas como o “pedalão” solidário, dança circular ou ioga e caminhada consciente; atividades de educação ambiental, palestras sobre acessibilidade de unidades ambientais ou monitoramento de fauna na Serra do Japi, filmes e capacitações para servidores municipais e até intervenção comunitária direta na bacia do rio Jundiaí-Mirim.
“É a quarta edição do evento realizado pelo Jundiaí Feito à Mão, um programa de valorização do artesanato que é voltado exclusivamente para moradores da cidade e que tem surpreendido cada vez mais pela qualidade dos trabalhos”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.
A agenda unificada da Semana do Meio Ambiente 2016 foi organizada dentro da diretiva de educação ambiental do Programa Município Verde e Azul (PMVA), reunindo ações com as diversas secretarias, diretorias e instituições parceiras.
“Como gestores locais do programa, fazemos uma ponte entre os diversos setores”, afirma o diretor setorial da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Pilon.
Reuso criativo
Aberto para os produtores cadastrados no programa e selecionados pelo uso de técnicas que unem esses critérios de criatividade e sustentabilidade, o crescimento do número participantes mostra que a relação com o meio ambiente tem sido cada vez maior no setor.
“Precisamos lembrar que o contato direto entre produtor e moradores, como ocorre em outras áreas, também fortalece a circulação na economia local”, acrescenta Valéria.
Para os participantes, a oportunidade da mostra é disputada porque é um local de grande movimento de pessoas e também gera encomendas e contatos para futuras parcerias. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Administração e Gestão, que administra o Paço.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ
-
03/07/2024
Sexta no Centro: Cultura prepara mais uma edição
-
01/07/2024
Jundiaí integra mais dois municípios à Rede de Cidades das Crianças
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
25/05/2024
Jundiaí Feito à Mão ganha curadoria profissional para novos artesãos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original