GGIM participa da solenidade do Dia da Artilharia no 12º GAC

Publicada em 10/06/2016 às 18:13

Militares, autoridades públicas e políticas e convidados especiais participaram na manhã desta sexta-feira (10) da solenidade do Dia da Artilharia na sede do 12° GAC (Grupo de Artilharia de Campanha). Na Vila Militar, em Jundiaí. A cerimônia é tradição no cronograma de eventos promovidos pelo Exército Brasileiro e ocorre anualmente na data em que se comemora o aniversário de nascimento do marechal Emilio Luís Mallet, patrono dos artilheiros.

Mallet nasceu em 10 de junho de 1801 em Dunquerque, na França. Ainda jovem chegou ao Brasil e foi convidado por D. Pedro I para ingressar as forças militares. Ganhou destaque pela atuação em combates como as guerras da Cisplatina e Paraguai e a Revolução Farroupilha.

LEIA TAMBÉM
Fórum de Segurança deixa legado para reflexão e estudos

Relevância do Fórum de Segurança Municipal é destacada no Ciesp

Desfile da tropa foi um dos atrativos do Dia da Artilharia nesta sexta-feira em Jundiaí

Desfile da tropa foi um dos atrativos do Dia da Artilharia nesta sexta-feira em Jundiaí

A cerimônia desta sexta trouxe ao 12º GAC unidades importantes do núcleo do Exército, como as de São Paulo, Itu, Barueri, Praia Grande e Guarujá. O general Décio Luís Schons, comandante da 2ª Divisão (Sudeste), foi a principal autoridade presente na cerimônia, que teve como interlocutor o tenente-coronel Messias Mendes Siqueira Barbosa.

“É uma honra ter nosso quartel escolhido para receber a festa estadual do Dia da Artilharia e reunir diversas unidades do Estado. Trata-se de um evento importante, que homenageia o marechal Mallet”, define o tenente-coronel Messias.

José Carlos Pires e Marcelo Lo Monaco com o tenente-coronel Messias e o general Schons

José Carlos Pires e Marcelo Lo Monaco com o tenente-coronel Messias e o general Schons

O assessor especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), que representou o prefeito Pedro Bigardi, destacou a importância da data e da presença significa do 12º GAC em Jundiaí.

“O Dia da Artilharia faz parte do contexto da formação territorial do estado brasileiro no significado da defesa da soberania nacional. Por tudo o que o Exército significa no trabalho de segurança pública integrada implantado pela administração, fico honrado estar presente em uma solenidade tão significativa para nossa história”, comenta Pires.

O diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, que também esteve no GAC, ressaltou que a data reflete muita expressão para o Exército Brasileiro. “O que se vê aqui é pura emoção nesse dia. Todos artilheiros revelam a dedicação de servir o Exército Brasileiro.”

Ivan Lopes
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/10/ggim-participa-da-solenidade-do-dia-da-artilharia-no-12o-gac/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original