Campanha de prevenção do câncer bucal atrai população
Publicada em 11/06/2016 às 16:17A campanha de prevenção do câncer bucal “Sorria para a Vida – Boca Saudável, Corpo Saudável” atraiu muita gente neste sábado (11) à Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro. A expectativa é que ao menos mil pessoas recebessem o atendimento gratuito nas duas Odontovans, equipadas com consultórios dentários ambulantes, até o final da tarde.
LEIA MAIS
Equipe do Samu reencontra garoto após salvamento
A iniciativa, organizada pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Regional Jundiaí, com apoio da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Prefeitura de Jundiaí, contou com a participação de ao menos 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.
De acordo com o presidente da APCD Regional Jundiaí, José Antônio Kachan Júnior, a campanha deste ano teve como foco os jovens por conta do aumento gradativo do número de casos da doença. Números comprovam o crescimento do percentual em 300% nos últimos 10 anos devido à infecção por HPV (Human Papiloma Vírus, contraído por contato sexual desprotegido.
“O aumento de casos de câncer bucal entre os jovens é assustador e por isso organizamos esta campanha na Praça da Matriz na véspera do Dia dos Namorados, já que a concentração de pessoas é bem grande. Mas não foram só os jovens que puderam passar pelos exames. Toda a sociedade foi atendida, crianças, adultos e idosos”, destaca Kachan.
O presidente da APCD-Jundiaí conta que as pessoas que fossem diagnosticadas com lesões bucais suspeitas seriam encaminhadas para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital São Vicente ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria de Saúde, para tratamento.
Além dos exames, as pessoas que visitaram os ambulatórios ambulantes receberam orientações, folhetos explicativos e um kit com escova e creme dental.
O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto, comenta que o Brasil é o terceiro colocado do mundo em casos de câncer bucal, atrás apenas da Índia e República Tcheca.
“A estimativa é de 15 mil casos por ano e deste montante, ao menos 5 mil pessoas morrem. Por isso a importância de procurar um dentista periodicamente e das campanhas preventivas como a de Jundiaí. Além dos jovens afetados por conta o HPV, outro grupo de risco é formado pelas pessoas dependentes de fumo e álcool, uma combinação que pode facilitar o desenvolvimento da doença”, explica Cecchetto.
Thereza Verônica Vogelgesabg foi atendida no laboratório e aprovou a iniciativa. “É algo necessário, que deveria acontecer mais vezes durante o ano. A gratuidade e conscientização são fatores que influenciam a população a aceitar o exame”, aposta.
Fernando Fucchi Ellero também fez questão de ser avaliado. “O fato de o exame ser gratuito ajuda muito. Muita gente sabe que visitar o dentista periodicamente é importante, mas nem todo mundo tem condições de pagar”, comenta.
Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original