Campanha de prevenção do câncer bucal atrai população

Publicada em 11/06/2016 às 16:17

A campanha de prevenção do câncer bucal “Sorria para a Vida – Boca Saudável, Corpo Saudável” atraiu muita gente neste sábado (11) à Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro. A expectativa é que ao menos mil pessoas recebessem o atendimento gratuito nas duas Odontovans, equipadas com consultórios dentários ambulantes, até o final da tarde.

LEIA MAIS
Equipe do Samu reencontra garoto após salvamento

Campanha de prevenção do câncer bucal recebe pessoas de todas as faixas etárias

Campanha de prevenção do câncer bucal recebe pessoas de todas as faixas etárias

A iniciativa, organizada pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Regional Jundiaí, com apoio da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Prefeitura de Jundiaí, contou com a participação de ao menos 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

De acordo com o presidente da APCD Regional Jundiaí, José Antônio Kachan Júnior, a campanha deste ano teve como foco os jovens por conta do aumento gradativo do número de casos da doença. Números comprovam o crescimento do percentual em 300% nos últimos 10 anos devido à infecção por HPV (Human Papiloma Vírus, contraído por contato sexual desprotegido.

“O aumento de casos de câncer bucal entre os jovens é assustador e por isso organizamos esta campanha na Praça da Matriz na véspera do Dia dos Namorados, já que a concentração de pessoas é bem grande. Mas não foram só os jovens que puderam passar pelos exames. Toda a sociedade foi atendida, crianças, adultos e idosos”, destaca Kachan.

Campanha de prevenção do câncer bucal recebe pessoas de todas as faixas etárias

Dona Thereza Verônica no atendimento: “campanhas como esta deveriam acontecer sempre”

O presidente da APCD-Jundiaí conta que as pessoas que fossem diagnosticadas com lesões bucais suspeitas seriam encaminhadas para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital São Vicente ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria de Saúde, para tratamento.

Além dos exames, as pessoas que visitaram os ambulatórios ambulantes receberam orientações, folhetos explicativos e um kit com escova e creme dental.

O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto, comenta que o Brasil é o terceiro colocado do mundo em casos de câncer bucal, atrás apenas da Índia e República Tcheca.

“A estimativa é de 15 mil casos por ano e deste montante, ao menos 5 mil pessoas morrem. Por isso a importância de procurar um dentista periodicamente e das campanhas preventivas como a de Jundiaí. Além dos jovens afetados por conta o HPV, outro grupo de risco é formado pelas pessoas dependentes de fumo e álcool, uma combinação que pode facilitar o desenvolvimento da doença”, explica Cecchetto.

Thereza Verônica Vogelgesabg foi atendida no laboratório e aprovou a iniciativa. “É algo necessário, que deveria acontecer mais vezes durante o ano. A gratuidade e conscientização são fatores que influenciam a população a aceitar o exame”, aposta.

Fernando Fucchi Ellero também fez questão de ser avaliado. “O fato de o exame ser gratuito ajuda muito. Muita gente sabe que visitar o dentista periodicamente é importante, mas nem todo mundo tem condições de pagar”, comenta.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/11/campanha-de-prevencao-do-cancer-bucal-atrai-pessoas-de-todas-as-idades/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original