Comitiva de Cabreúva conhece projeto da Educação em Jundiaí
Publicada em 13/06/2016 às 17:21Uma comitiva da Secretaria de Educação de Cabreúva esteve em Jundiaí, nesta segunda-feira (13), para conhecer o projeto “self”, desenvolvido pela Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) da Secretaria Municipal de Educação. O grupo foi recebido pela diretora Roseli Regina Gomes da Silva, pelas nutricionistas Michele Fernandes e Nívia Takemoto e pela assessora especial de Educação, Diva Pavan.
O “self” é um dos projetos da Educação considerados modelo na região. A criança é incentivada a se servir sozinha com alimentos balanceados e nutritivos, e na quantia que deseja. Além de evitar o desperdício, a iniciativa permite que o aluno se torne mais autônomo.
“É uma ação que deu certo e demos continuidade, ampliando e fazendo as adaptações necessárias para melhorar a prática. Os professores acompanham os alunos e os cozinheiros têm técnicas para que o alimento se mantenha aquecido e higiênico. A iniciativa foi aprovada pelos pais e é considerada modelo para outras cidades”, destaca Roseli.
LEIA MAIS
Mudança para apartamentos no Novo Horizonte é iniciada
Centro Histórico transforma-se em material educativo para professores da cidade
A equipe de Cabreúva, formada por nutricionistas, supervisoras, representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e pela secretária municipal de Educação, Rozeli Faber, após conversar com a equipe da DAN, visitou uma creche municipal para ver, de perto, como o projeto ocorre.
“Implantamos o sistema self este ano e viemos ver como ocorre em Jundiaí e trocar ideias”, comentou a secretária de Educação de Cabreúva, satisfeita com o que viu. A cidade conta com 21 escolas, sendo nove creches. Além de fornecer merenda para os seis mil alunos da rede municipal, são ofertados alimentos para os estudantes da rede estadual, totalizando 12 mil refeições por dia.
Reconhecimento
Segundo a diretora da DAN, somente neste ano, representantes de duas cidades já visitaram Jundiaí para conhecer a gestão da merenda. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Também é importante para trocarmos experiências, uma vez que conhecemos o trabalho do município vizinho. A comitiva de Cabreúva gostou do resultado, da organização e de ver a autonomia das crianças da creche, usando talheres e fazendo todas as etapas do self”, acrescenta Roseli.
Em Jundiaí, desde 2013, a Prefeitura não tem medido esforços para deixar a alimentação mais nutritiva e balanceada. O cardápio é servido diariamente em 113 escolas municipais, no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, em entidades conveniadas e em unidades do Estado. Mais de 112 refeições são servidas por dia.
Nos últimos três anos, as cozinhas ganharam reformas e foram ampliadas, houve a contratação de mais profissionais e os cozinheiros passaram por formação.
Roberta de Sá
Fotos: fotógrafos – PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original