Centro Histórico é tema de ‘viagem no tempo’
Publicada em 20/06/2016 às 17:59A Prefeitura de Jundiaí faz no próximo sábado (25) uma nova edição do projeto “Múltiplas Temporalidades”, com concentração às 8h na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, na Esplanada Monte Castelo. As vagas gratuitas, abertas aos interessados, são reservadas em (11) 4521 6259.
Organizado pela Secretaria de Cultura, trata-se de uma caminhada que promove a chamada “mediação de pontos históricos e culturais”, com o objetivo de potencializar o uso do Centro Histórico como uma das principais referências para os 360 anos de Jundiaí e espaço de aprendizado e de vivência.
LEIA TAMBÉM
Jundiaienses comemoram recuperação da Ponte Torta
‘Circuito Cultural’ propõe mapeamento de pontos criativos
Além da Pinacoteca, onde ocorre o ponto de encontro (e também abriga exposições como “Acrópole”, que mostra o legado modernista em Jundiaí), o roteiro inclui sempre com apoio de mapas e cartazes explicativos a Ponte Torta, o Escadão, o Teatro Polytheama ou o Gabinete Rui Barbosa.
O caminho vai sendo marcado por surpresas como os registros de que a praça Rui Barbosa abrigou uma antiga igreja de uso da comunidade afrodescendente e indígena no século 17 até o início do século 20, abrigando também um cemitério de então cidadãos “secundários”, como negros e índios.
O trajeto inclui também o Largo da Matriz, onde o encerramento do trajeto é feito com diálogos dentro do Solar do Barão, que abriga a instituição organizadora que é o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.
Para o historiador Alexandre de Oliveira, da equipe do museu e responsável pelo roteiro, a mediação possibilita um novo olhar sobre a cidade.
“Nossa proposta é problematizar aspectos da história do Centro de Jundiaí, local ocupado desde do início do século 17, há quase 400 anos. Nesse diálogo, ao perceberem mudanças e permanências, os participantes tem maior nitidez na percepção do espaço urbano da cidade”, afirma.
Os organizadores orientam os participantes a usarem roupas e calçados confortáveis, levar uma garrafa com água para se hidratar durante a caminhada e também durante a realização das atividades, protetor solar e chapéu, guarda-chuva e/ou capa de chuva e mochila para carregar pertences.
Confira também as próximas datas programadas: 23 de julho; 27 de agosto; 24 de setembro; 22 de outubro e 26 de novembro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/01/2025
Confira como chegar e como estacionar na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
21/01/2025
Cia. Jovem de Dança leva até fevereiro temporada gratuita de espetáculos para a Sala Glória Rocha
-
21/01/2025
Reunião define detalhes com os agricultores que participarão da Festa da Uva e Expo Vinhos
-
20/01/2025
Entrada solidária da Festa da Uva será destinada ao Fundo Social de Solidariedade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original