Saúde promove workshop sobre cuidadores

Publicada em 22/06/2016 às 17:54

A Secretaria de Saúde, por meio do programa Práticas Integrativos e Complementares em Saúde (Pics), promove na quinta-feira (30) mais um evento para capacitação dos profissionais da rede de Atenção Básica. O workshop “Cuidar do Cuidador” vai ser no recém-inaugurado Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco), no Parque Continental.

LEIA TAMBÉM
Nova UBS começa a ser construída no Jardim do Lago
Faculdade de Medicina sedia congresso de dermatologia
UBS Maringá promove mais uma edição do ‘Arraiá da Saúde’

A referência das Pics, Siane Benachio, explica que o ato de cuidar é muito exigente e pode levar o cuidador ao estresse. “Essa tarefa de cuidar associada à vivência do adoecimento tende a causar alteração na dinâmica familiar, podendo causar problemas à saúde física e emocional do cuidador”, destaca.

Por isso, o objetivo do workshop é informar o profissional de saúde sobre a necessidade do cuidado direcionado ao cuidador, de forma humanizada, oferecendo suporte às principais demandas que afligem essas pessoas, como desconhecimento, isolamento social, esforço físico excessivo, entre outras. “A ideia é subsidiar os profissionais da rede de saúde que atuam junto a essa população para oferecer alternativas para esses problemas”, reforça Siane.

O workshop conta com apoio do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (Napd), também ligado à Secretaria de Saúde.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/22/saude-promove-workshop-sobre-cuidadores/
Leia mais sobre